A final portuguesa da Liga Europa entre Braga e Porto será nesta quarta na Irlanda. Veja fotos da véspera da partida

Nesta quarta-feira a Liga Europa tem uma final portuguesa com jeito brasileiro na Irlanda. De um lado o Porto , campeão invicto da Liga portuguesa nesta temporada, com seis brasileiros: o goleiro e capitão Hélton, Maicon, Walter, Souza, Fernando e Hulk, artilheiro do campeonato com 24 gols e com contrato renovado até 2016.

Já o time do Braga tem nada menos que 12 jogadores brasileiros no seu elenco: Artur, Marcos, Paulão, Kaká, Vinícius, Márcio Mossoró, Leandro Salino, Guilherme, Vandinho, Paulo César, Lima e Alan. Entre eles, cinco foram titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Benfica, no jogo que classificou o time para a final da Liga Europa.

No jogo de ida, o capitão Vandinho foi o autor do único gol do seu time na derrota por 2 a 1 sofrida na casa do adversário. Gol que foi decisivo para o Braga no critério de desempate. Além de Vandinho, os outros destaques brasileiros do Braga são o goleiro Artur (ex-Cruzeiro e Roma) e o atacante Lima (ex- Santos e Avaí).

Outros brasileiros também marcaram presença nas semifinais da competição, como o atacante Nilmar, do Villareal e o zagueiro Luisão, do Benfica. Os dois finalistas da Liga Europa também contam com outros jogadores sul-americanos de destaque, como o atacante colombiano Falcão, artilheiro da competição. Ao balançar as redes cinco vezes no confronto contra o Villareal nas semifinais , ele totalizou 16 gols, um a mais que o antigo recorde de Jurgen Klinsmann com o Bayern de Munique, pela temporada 1995/1996.

É a primeira vez que a Irlanda recebe a final da Liga Europa, a organização espera que  os quase 52 mil lugares estejam todos ocupados nesta quarta-feira.

* Com AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.