Desde Jair Pereira, em 1992, um técnico não terminava a Série A e começava a edição seguinte no clube

Depois de 19 anos o Atlético-MG vai começar um Campeonato Brasileiro com o treinador que comandou o time na última rodada da edição anterior. O que Dorival Júnior vai conseguir neste sábado, diante do Atlético-PR , às 18h30, na Arena do Jacaré, o que não é feito desde 1992, quando Jair Pereira comandou o time alvinegro no empate em 1 a 1 com o Palmeiras , no Palestra Itália. Jair tinha comandado o tinha comandado o Atlético-MG no ano anterior, quando o clube caiu na semifinal, para o São Paulo .

Ano passado ele comandou o time atleticano em 14 rodadas, o suficiente para tirar o Atlético-MG da zona de rebaixamento e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. Foram sete vitórias e três empates, um aproveitamento que deixaria o clube mineiro entre os primeiros colocados da competição. Sendo assim, ele vai ter a oportunidade de começar o Atlético-MG desde o começo do Brasileiro.

“O trabalho se mostra vitorioso quando você deixa alguma coisa no clube, uma base montada, uma equipe jogando com certo padrão. Essa é vitória para o treinador”, disse Dorival Júnior, que desde que chegou ao Atlético-MG já teve o nome especulado por Internacional, Fluminense e São Paulo.

Sobrevivente da Série B

O feito de Dorival Júnior tem 19 anos de tabu considerando apenas a disputa da Série A. Em 2005 o Atlético-MG foi rebaixado e o técnico nas rodadas finais era Lori Sandri, que teve a oportunidade de continuar no clube apesar de queda. Aliás, ele já chegou à Cidade do Galo com a missão de iniciar o trabalho para resgatar o Atlético-MG na Série B.

O treinador foi mantido no cargo apesar do desempenho ruim no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, ambas de 2006. No entanto Lori Sandri não resistiu ao começo ruim do Atlético-MG na Série B e caiu depois de um empate em 1 a 1 com o Vila Nova-GO , no Mineirão.

Veja abaixo como foi a troca de treinadores do Atlético-MG entre o final de um Brasileirão e o começo da edição seguinte:

Ano Começou com Terminou com
1991 Jair Pereira Jair Pereira
1992 Jair Pereira Vantuir Galdino
1993 Otacílio Gonçalves Vantuir Galdino
1994 Levir Culpi Levir Culpi
1995 Gaúcho Procópio Cardozo
1996 Eduardo Amorim Eduardo Amorim
1997 Emerson Leão Emerson Leão
1998 Vantuir Galdino Carlos Alberto Torres
1999 Darío Pereyra Humberto Ramos
2000 Carlos Alberto Parreira Nedo Xavier
2001 Levir Culpi Levir Culpi
2002 Geninho Geninho
2003 Celso Roth Procópio Cardozo
2004 Paulo Bonamigo Procópio Cardozo
2005 Tite Lori Sandri
2006* Lori Sandri Levir Culpi
2007 Tico (interino) Emerson Leão
2008 Geninho Marcelo Oliveira
2009 Celso Roth Celso Roth
2010 Vanderlei Luxemburgo Dorival Júnior

* O Atlético-MG disputou a Série B do Campeonato Brasileiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.