Apesar dos elogios, volante mantém humildade e pensamento apenas no Grêmio

Se alguém fosse ao Olímpico e perguntasse a cada integrante do grupo do Grêmio qual atleta merecia ser convocado para a seleção, ouviria a mesma resposta: Fábio Rochemback . Capitão, homem de confiança de Renato Gaúcho e referência técnica do time, apenas o volante destoaria o discurso. Afinal, a humildade é outra característica comum deste atleta de 29 anos:

"Não sou eu quem deve responder. Pergunta isso para outro, por favor".

A "campanha" começou na quarta-feira quando Lúcio comentou a importância do colega na equipe.

"Fábio Rochemback é o melhor volante em atividade no Brasil", definiu.

A partir daí, outros jogadores engrossaram o coro. O técnico Renato Gaúcho evitou pressionar o colega Mano Menezes, porém, indicou como Rochemback saiu da reserva e virou titular incontestável a partir de agosto de 2010.

"Quando eu cheguei logo o pus como capitão. Tirei do Victor porque não gosto de goleiro saindo para falar com o juiz. Depois virou o Souza e o Douglas...até achar minha liderança. Me representa dentro de campo, orienta o time. Agora se deve ser ou não convocado, é melhor falar com o Mano", ponderou.

Mas quais os atributos que poderiam render uma nova convocação? – já foi chamado entre 2001 e 2002. Primeiro de tudo a vontade. Rochemback não gosta nem de perder treino. Depois, a qualidade. É difícil vê-lo errar passes, lançamentos ou cobranças de falta. E, por fim, porém não menos importante, a marcação sem abusar das faltas.

"Eu agradeci ao Lúcio, mas é meu trabalho. Procuro sempre treinar o lançamento, passe e principalmente a marcação. Me considero um jogador de grupo. Todo mundo espera ser convocado. O jogador tem que estar pronto. Já estive lá e sei como é. Meu pensamento está no Grêmio. Se a oportunidade surgir, será por meu trabalho aqui", concluiu o atleta.

O domingo, então, pode ser especial. Além da possibilidade de ser campeão gaúcho, pode encaminhar um chamado. Rafael Vieira, analista de desempenho da comissão técnica de Mano, estará no Olímpico assistindo o Gre-Nal. Quinta-feira tem convocação para dois amistosos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.