Jordi Mestre acredita que renovação do contrato do santista dificultará uma negociação com outros clubes nos próximos anos

Eleito melhor jogador do Campeonato Brasileiro , o atacante Neymar foi sondado pelo Barcelona durante a temporada, mas acertou sua permanência no Santos até 2014 . Diretor técnico das categorias de base do clube espanhol, Jordi Mestre, que participa da Footecon, circuito de palestras sobre futebol que acontece nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, admitiu que Neymar está sendo acompanhado de perto pela equipe espanhola, mas vê a renovação do contrato do jogador como sinal negativo para uma transferência.

Leia também: Wenger diz que certamente investiria em Neymar se tivesse dinheiro

“Do Lucas eu não conheço quase nada, já o Neymar eu vi um pouco mais. Mas creio que ele renovou até 2014 ou 2015, então talvez seja difícil tirar ele do Santos. Eles são jogadores muito bons, estão sendo acompanhados por nossos observadores. Eles e mais outros 50 jogadores. Se não estiverem no nosso mapeamento, não estamos fazendo nosso trabalho. Temos quatro ou cinco pessoas lá fazendo apenas isso”, disse Jordi Mestre.

Veja mais: Neymar ganha três prêmios na Bola de Prata da revista Placar

Apesar de elogiar a dupla brasileira, o dirigente lembra que a filosofia do Barcelona é de valorizar os jogadores formados em casa. Para Jordi, novos nomes devem surgir no time principal nos próximos meses.

“Claro que temos jogadores que potencialmente podem chegar ao primeiro time. Não darei nomes, primeiro para que não crie expectativa e segundo porque existem alguns que talvez eu não mencione, não vou faltar com o respeito a esses atletas. Existem jogadores do Barcelona B que eram promessas e não chegaram ao primeiro time. Enquanto outros, como Pedro e Busquets , eram tratados como incógnitas dentro do clube e hoje são campeões mundiais”, destacou Jordi Mestre.

Veja ainda: Neymar é eleito o melhor do Brasileirão na premiação da CBF

O dirigente que comanda todo o complexo de treinamento das categorias de base , a ‘La Masia’, um centro com com nove campos de futebol, alojamentos e estrutura para 52 jovens que moram no local, acredita que a formação de jogadores com as características de jogo da equipe é responsável por até 90% do sucesso do time nos últimos anos.

Relembre: Bancos ajudam, e Neymar renova contrato com o Santos até 2014

“A questão do futebol não medimos em dinheiro, para nós é mais importante o rendimento que teremos dos jogadores. A importância da La Masia para o sucesso do Barcelona é de 80%, 90%, não só pelos jogadores, mas pela estrutura, pelos técnicos, como Guardiola”, disse o dirigente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.