Atacante fez o único gol do jogo, que colocou a Portuguesa na liderança provisória da Série B

Artilheiro da Portuguesa na Série B, Edno voltou a balançar as redes, após ter passado em branco diante do ASA-AL. Com um gol do atacante - que chegou a sete -, a equipe paulista venceu o Salgueiro por 1 a 0, no Canindé, e assumiu a liderança provisória da competição.

Desfalcada de Henrique e Jael, a Portuguesa não perdeu seu poder ofensivo e foi melhor durante toda a partida, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Marcelo, que só foi vencido aos 20 minutos da etapa final, quando Edno acertou chute de fora da área.

Com o resultado a Portuguesa chegou a 20 pontos, os mesmos da Ponte Preta, que ainda vai a campo nesta décima rodada, no sábado, quando encara o Sport. Já o Salgueiro manteve os nove pontos que deixam a equipe ameaçada pela zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, a Portuguesa viaja até Varginha para enfrentar o Boa, na sexta-feira. Já o Salgueiro vai a campo no dia seguinte, quando duela com o Criciúma, em Paulista.

Edno saiu do Corinthians para ser frequente destaque nos jogos da Portuguesa
Gazeta Press
Edno saiu do Corinthians para ser frequente destaque nos jogos da Portuguesa

O jogo
Como era de se esperar, a Portuguesa foi muito superior ao Salgueiro durante todo o primeiro tempo. O goleiro Weverton não foi testado, ao contrário de Marcelo que teve que trabalhar bem para garantir o 0 a 0 inicial. O arqueiro do Carcará mostrou eficiência logo aos 11 minutos, ao defender, no reflexo, chute de Marco Antonio.

Além de Marcelo, a ineficiência dos homens de frente da Portuguesa também contribuiu para deixar o placar zerado na primeira etapa. Aos 15 minutos, Marcelo Cordeiro fez ótimo passe para Edno, que chutou com perigo, mas para fora. No minuto seguinte, foi a vez do lateral perder gol feito. Após a zaga do Salgueiro afastar mal, a bola sobrou para Cordeiro que, livre de marcação, abusou da força e mandou por cima do gol.

Aos 30 minutos, Ivo tentou de canhota, mas Marcelo foi bem e mandou para escanteio. Cinco minutos depois, Marcelo Cordeiro cobrou escanteio e encontrou Mateus, que tentou, mas parou no goleiro.

A etapa final começou da mesma forma que a primeira: com a Portuguesa atacando e o goleiro Marcelo brilhando. Logo aos dois minutos, o arqueiro se antecipou para interceptar bola cruzada para Edno. Cinco minutos mais tarde, Ananias cabeceou, mas para a fora. O atacante tentou de novo, também de cabeça, mas Marcelo se esticou e defendeu.

A Portuguesa conseguiu balançar as redes, finalmente, aos 20 minutos. Em boa troca de passes da equipe de Jorginho, Ananias tocou de calcanhar para Edno que, de fora da área, chutou rasteiro e venceu Marcelo.

Atrás no placar, o Salgueiro, enfim, partiu ao ataque. Mas, desorganizado e com pouca qualidade no toque de bola, a equipe não conseguiu levar perigo ao gol de Weverton, que, da sua meta, viu a Portuguesa vencer e assumir a liderança provisória da Série B.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 0 SALGUEIRO

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 08 de julho de 2011, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: João Patrício de Araújo e Evandro Gomes Ferreira (ambos de GO)
Cartões Amarelos: Luis Ricardo, Rogério e Guilherme (Portuguesa); Marcos Tamandaré e Mateus (Salgueiro)

Gol: PORTUGUESA: Edno, aos 20 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Weverton; Luis Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Ferdinando (Lucas Gaúcho), Marco Antônio e Ivo (Renato); Ananias (Cleiton) e Edno
Técnico: Jorginho

SALGUEIRO: Marcelo; Marcos Tamandaré (Rogério Serra), Alemão, Henrique e Josa; Pio, Diego Paulista, Mateus (Fernando) e Clébson; Elvis (Juninho) e Fabrício Ceará
Técnico: Neco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.