Times se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro

Petkovic deverá atuar no máximo 45 minutos diante do Corinthians
Divulgação
Petkovic deverá atuar no máximo 45 minutos diante do Corinthians
A rivalidade entre Flamengo e Corinthians se acentuou nos últimos anos, desde a ida de Ronaldo para o clube paulista, no fim de 2008, e com as muitas pesquisas de número de torcedores espalhadas pelo Brasil. Neste domingo, às 16h, no Engenhão, mais um capítulo será escrito, desta vez, com a despedida de Petkovic , de volta apenas para disputar esse jogo, como destaque de um confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro e com o estádio lotado.

Siga o iG Flamengo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real
Siga o iG Corinthians no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

O Flamengo vai fazer festa para um de seus grandes ídolos num jogo oficial. Petkovic vai atuar, no máximo, por 45 minutos . O sérvio, aos 38 anos, será escalado como titular, ao lado de Ronaldinho Gaúcho no meio-campo. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem consciência dos riscos. O time tem quatro pontos em dois jogos e o fato de a competição estar no início foi fundamental para decisão da diretoria de promover a despedida do sérvio contra o Corinthians.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

“Essa rivalidade é bem menor do que dentro do estado. Não é como um Flamengo x Vasco”, afirmou Luxemburgo. “Criamos uma situação para que o Petkovic pudesse terminar a carreira de maneira digna. Ninguém aqui o afastou no começo do ano por ser indisciplinado ou mau caráter. Simplesmente, não fazia mais parte do projeto. Ele entendeu porque é profissional e, agora, vai ter a sua festa de despedida”, emendou o treinador.

Em meio à festa, o técnico Tite está preocupado em manter o Corinthians nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O time é um dos poucos ainda com 100% de aproveitamento. Entre mudanças na escalação nas últimas três rodadas, ele vai fazer um novo teste e ainda deve colocar Emerson , que jogou no Flamengo em 2009, à disposição no banco de reservas pela primeira vez.

O atacante Emerson deve ficar no banco contra o Flamengo
Futura Press
O atacante Emerson deve ficar no banco contra o Flamengo

“Não posso desprezar uma jogada de bola parada e uma finalização de média distância do Renato . O Flamengo é o conjunto. Esses jogadores, como Petkovic, Ronaldinho, têm características de uma técnica diferente, de finta, de assistência. Mas nós temos de nos preparar para diminuir os espaços deles e neutralizá-los”, disse Tite. “O Jorge Henrique vai jogar mais aberto (no lugar de Morais ) e não vai ser tão sacrificado como foi nos últimos jogos”.

Se o Corinthians ainda não pode contar com Adriano, em recuperação de lesão , campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, e Alex , na expectativa pela abertura pela janela de transferências no dia 20 , a confiança é no atacante Liedson , outro que passou pelo rival em 2002. Do outro lado, Leonardo Moura volta depois de se recuperar de uma lesão no joelho direito, enquanto Júnior César ficará no banco de reservas , ainda sem ritmo de jogo para começar como titular na lateral esquerda.

Se no campo, o desafio será grande, fora dele, na arquibancada, a torcida do Flamengo fará um mosaico em homenagem a Petkovic. Os corintianos que estiverem no Engenhão vão viver a expectativa de estragar a festa de um adversário com o qual a rivalidade cresce a cada pesquisa, a cada reforço e a cada jogo. Esse será apenas mais um.

FIICHA TÉCNICA – FLAMENGO X CORINTHIANS
Local:
Engenhão, Rio de Janeiro
Data: 5 de junho de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato, Petkovic e Bottinelli; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Júlio César, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Willian e Liedson
Técnico: Tite

null

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.