Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Derrota no clássico pode apressar busca por reforços no Botafogo

Em difícil situação na Taça Rio, equipe carioca já procura jogadores para suprir desfalques do elenco

Gazeta Esportiva |

A derrota de 2 a 0 para o Flamengo pode ter custado a eliminação ao Botafogo no Campeonato Carioca, pois o time chega na última rodada da fase de classificação sem depender das próprias forças para buscar uma vaga nas semifinais. Além disso, o resultado, da maneira como aconteceu, deixou evidente algumas carências do atual elenco. A diretoria, que já vinha se movimentando, ganhou alguns motivos para ter pressa em acertar com alguns nomes e dar uma resposta aos torcedores.

Para o Campeonato Carioca não dá mais para inscrever ninguém. Porém os reforços visam o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Um nome já deverá ser anunciado esta semana e quem deve pintar é Ricardinho, apoiador que recentemente acabou dispensado do Atlético-MG. O jogador, atualmente sem clube e sem estar preso em termos de direitos federativos com ninguém, acertou as bases salariais com o Bota e faltam pequenos detalhes para que o acordo seja oficializado.

Parte do salário de Ricardinho, considerado alto pela diretoria, será bancada por um parceiro. Especula-se que seja o Banco BMG, que pretende ligar seu nome ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.

Outro jogador que interessa para o meio-de-campo é Andrezinho, que atualmente aparece no banco de reservas do Internacional. A mudança na comissão técnica da equipe gaúcha, que trocou Celso Roth por Paulo Roberto Falcão, pode dificultar o acerto, uma vez que as bases salariais já foram combinadas, mas o novo treinador pode querer aproveitar o jogador.

Getty Images
Meio-campista já afirmou que pretende voltar ao futebol brasileiro
Porém o grande sonho da diretoria é o meia Diego, que foi revelado nas categorias de base do Santos e que atualmente está no Wolfsburg, da Alemanha. O atleta já manifestou o desejo de retornar ao Brasil em junho e os dirigentes alvinegros já estão se movimentando para conseguirem a prioridade junto ao clube alemão.

A estratégia é a mesma que resultou no retorno de Maicosuel no ano passado. A amigos, o vice-presidente de futebol André Silva chega a comparar os dois casos, dizendo que o sonho é o mesmo e que pode ter o mesmo final. Porém, o clube evita manifestações oficiais ligadas ao tema.

Certo é que o técnico Caio Junior pediu aos dirigentes a contratação de pelo menos dois apoiadores. Maicosuel, que operou o joelho esquerdo e está fora de combate desde outubro, deve retornar somente em maio. Como Renato Cajá foi negociado com o futebol da Coreia do Sul, restaram como opções para o setor Everton, que ainda não rendeu o esperado, e Fabrício, que ainda está visivelmente fora de forma.

Diante deste cenário, Caio Junior tem buscado alternativas, como testar Cidinho, que foi revelado nas categorias de base e recentemente promovido aos profissionais, além de improvisar jogadores, como o lateral direito Lucas e o atacante Herrera. O treinador dá sinais de que as opções disponíveis não vão dar conta do recado.

"Contra o Flamengo eu optei por um sistema que não é o que eu prefiro. A ideia era que o Everton e o Herrera jogassem pelos lados e fizessem o papel de meias. Os jogadores que nós temos, Herrera, Loco, Antônio Carlos, João Filipe, não tiveram uma boa chance. A gente pecou neste fundamento. Não é só levantar a bola na área. Mas a diretoria já sabe das nossas carências e está tentando melhorar", analisou Caio.

O treinador chegou a creditar à derrota para o Flamengo ao fato de não contar com meias de qualidade.

"Ainda falta aquele toque final, jogada que o Ronaldinho Gaúcho e o Thiago Neves são especialistas. Mas isso é tempo, é treinamento, para que o Botafogo possa ter a possibilidade de melhorar", afirmou Caio.

O único reforço contratado até o momento para o Campeonato Brasileiro é o lateral esquerdo Cortês, que se destacou pelo Nova Iguaçu no Campeonato Carioca. Além de Maicosuel, outro que deverá retornar em maio e se tornar uma peça importante para o elenco é o zagueiro Fábio Ferreira.

Leia tudo sobre: campeonato carioca 2011botafogo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG