Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Del Nero: "Equipes aprovaram novo regulamento do Paulistão"

Presidente da Federação Paulista de Futebol disse que não é possível fazer um campeonato com menos de 20 clubes

Gazeta |

O presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero explicou a mudança no regulamento do Campeonato Paulista da atual temporada. Começando neste sábado, a competição passa a ter oito classificados para a segunda fase, com eliminatórias simples entre quartas de final e semifinal, com final em duas partidas. Apesar das mudanças, o cartola afirmou que todas as equipes estiveram cientes do novo regulamento.

Em entrevista à emissora de TV ESPN Brasil, o dirigente foi questionado quanto à quantidade de datas frente às outras competições que os outros clubes enfrentam. E, mesmo assim, acredita que uma fase a mais - a de quartas de final - não irá atrapalhar o calendário do torneio, que segue com 23 datas, e ajuda as equipes menores a ter chance de chegar à decisão.

"Nós entendemos que quatro classificados é pouco para um campeonato que tem uma grandiosidade, para ver o campeonato com maior possibilidade para os clubes grandes e do interior de se classificarem", explicou o dirigente, que negou que tenha sido uma medida unilateral por parte da Federação.

"Essa foi uma postura da redação. O regulamento foi foi colocado à discussão sobre a mesa, com todos os clubes presentes, e foi aprovado em unanimidade, todos sabendo dos seus problemas. Também é preciso entender a pujança de São Paulo em relação aos outros estados. São Paulo tem 130 clubes filiados, enquanto os outros estados tem 80. Com sua pujança não temos possibilidade de fazer um campeonato com menos de 20 clubes", contou.

Del Nero creditou a mudança a uma tentativa de impedir que os times se valham do regulamento nos jogos de mata-mata - que agora serão em jogo único - para deixar de atacar o adversário quando o regulamento lhes for favorável.

"Nesse formato, a Federação quis impedir o antejogo. O que vale a pena? O mando de jogo. E aí você vai para o jogo querendo impedir o antejogo, o time que joga pelo empate, porque quem fizer isso agora vai para os pênaltis, uma loteria", explanou. "Você vai ter 14 ou 15 clubes disputando oito vagas, não só os quatro. Assim os clubes não irão vender os jogadores no meio da competição", justificou.

Pelo novo regulamento, 20 clubes disputam uma fase de turno único enfrentando-se todos contra todos. Os oito melhores se classificam em eliminatória olímpica para a fase quartas de final (1ª contra 8º, 2º contra 7º, 3º contra 6º, 4º contra 5º), em jogo único. Também em partida única será disputada a semifinal com os vencedores. A final, por sua vez, será disputada em jogos de ida e volta. Em todas as fases de playoffs, o time melhor colocado na primeira fase tem a vantagem de atuar em casa no jogo decisivo do confronto - no caso da final, a segunda partida.

Leia tudo sobre: Campeonato Paulista 2011futebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG