Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Defesa e ataque do Flamengo ainda não encontraram o equilíbrio

Disparidade nos números mostra que Luxemburgo ainda terá muito trabalho para acertar o time na temporada

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

O sonho dos treinadores é encontrar o equilíbrio entre o ataque e a defesa. Quando chega próximo da perfeição, o time se torna um adversário difícil de ser batido e fica mais perto de grandes conquistas. O Flamengo ainda não conseguiu, apesar do título da Taça Guanabara e da invencibilidade de 20 jogos no ano.

O Flamengo tem a melhor defesa do Campeonato Carioca, com apenas 11 gols sofridos em 16 jogos. Na temporada, os números são ainda melhores. Com apenas 12 em 20. A dupla de zaga formada por Welinton e David tem sido uma constante na temporada, assim como Willians e Maldonado como volantes, facilitando o entrosamento.

Vipcomm
Rodrigo Alvim assumiu a vaga de titular da lateral esquerda

Nos 20 jogos disputados no ano, o Flamengo não sofreu gols em 12, incluindo os amistosos da pré-temporada. O goleiro Felipe e o lateral-direito Leonardo Moura são os únicos jogadores do time que atuaram em todas as partidas. A única posição defensiva ainda questionada é a lateral esquerda, onde Rodrigo Alvim ganhou a vaga, que antes era de Egídio, mas já contou com Renato e Ronaldo Angelim improvisados.

"A defesa está bem, nos posicionamos bem e conseguimos realizar um bom trabalho. Vamos continuar nesta pegada. As pessoas comentam que estou bem, que estou evoluindo, fico muito feliz, mas não vou parar de trabalhar por isso", disse David, que está suspenso e não enfrentará o Macaé, domingo, às 16h, pela última rodada da Taça Rio, em Volta Redonda.

No ataque, o time tem sofrido. Deivid e Wanderley se revezaram na função de centroavante. Até Ronaldinho Gaúcho chegou a ser utilizado na posição, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo desistiu da opção. O artilheiro do time no Carioca e na temporada é o meia Thiago Neves, com seis gols, dois deles marcados na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, domingo passado.

Os números também mostram a pouca eficiência do ataque. O Flamengo é o pior entre os quatro grandes do Rio no Campeonato Carioca, com média de 1,8 por jogo. É o terceiro em finalizações (15,6) e assistências (1,4) por jogo. Segundo números do Footstats, o time marcou 20 de seus 27 gols dentro da área, também a pior marca entre os principais rivais.

AE
Thiago Neves é o artilheiro do Flamengo no Carioca e na temporada, com seis gols

Enquanto espera pela volta de Vagner Love, do CSKA Moscou, que deve acontecer em agosto, o Flamengo continua tentando dar confiança a seus atacantes disponíveis. Contra o Macaé, Deivid terá mais uma chance como titular para tentar encontrar o seu equilíbrio em campo e o do time sonhado por Luxemburgo.

“Esse é o time, são os meus atacantes. Dei uma cara diferente nesta semana (em Atibaia) com Deivid, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. Não adianta ficar falando de quem não está aqui. Faço o time com o que tenho à disposição. Vamos com o Diego Maurício, Negueba e outros", afirmou Luxemburgo.
 

Leia tudo sobre: FlamengoCampeonato Carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG