Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Defesa do Flamengo se apega aos números para provar eficiência

Time sofreu quatro gols em seis jogos e tem a melhor marca do Carioca. Em 2010, foram 12 no mesmo período

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Apesar de o Flamengo ser o único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, dúvidas começam a surgir sobre a defesa do time depois de falhas seguidas contra Vasco e Boavista. Mas os números mostram o contrário. Foram apenas quatro gols sofridos em seis jogos, a melhor marca da competição, ao lado do Resende.

Welinton, de 21 anos, e David, de 23, são considerados jovens para formarem a dupla titular. Mas, em comparação com o mesmo período do ano passado, o rendimento deles ganha importância. Nos seis primeiros jogos do Carioca de 2010, o time sofreu 12 gols e já havia perdido os 100% de aproveitamento ao empatar em 3 a 3 com o Olaria.

A dupla titular na época era formada por Alvaro, então com 32 anos, e Angelim, que estava com 34. E eles haviam sido campeões brasileiros no ano anterior. O Flamengo sofreu gol em todos os seis primeiros jogos do Carioca de 2010, enquanto em 2011 saiu de campo três vezes sem ser vazado.

"Eu estou gostando da nossa defesa. Falhar, todo mundo falha. O Welinton falhou, mas eu no ataque também erro passe, perco gol ou deixo de acompanhar um jogador na marcação. Apesar de jovem, ele tem experiência e estamos ao lado dele. Também foi humilde, pediu desculpa para todo mundo, sabe o que fez. Não pode é acontecer nas finais. Um errinho pode ser fatal", disse Thiago Neves.

Vipcomm
Welinton é um dos jovens zagueiros do Flamengo

Aos 31 anos, o zagueiro Jean já conviveu com críticas e elogios em sua carreira. Com passagens por grandes clubes como São Paulo, Corinthians e Grêmio, entende a situação de Welinton e David, mas faz questão de colocar a dupla titular um patamar alto entre os times que disputam o Campeonato Carioca.

"Entre os jogadores e o nosso técnico, não há desconfiança, isso é o mais importante. Não vejo uma defesa que deva algo para qualquer outra por aí. Erros acontecem e temos tempo para melhorar. Welinton e David são jovens promissores e a torcida não precisa se preocupar", afirmou Jean, que pode ser titular contra o Resende, domingo, em Macaé, pois Welinton está suspenso.

Com o time em começo de temporada, Jean acredita na evolução do time até a semifinal da Taça Guanabara. Mas ele lembra que, no momento, sair de campo com a vitória é a prioridade e não apresentar um grande futebol.

"Vi muitas vezes um time jogar bem, não vencer e ter uma cobrança muito maior. No futebol, o importante é vencer. Podemos render mais, principalmente nas finais. Mas temos tempo para evoluir", comentou o experiente zagueiro.

O Flamengo lidera o Grupo A, com 18 pontos, e já garantiu o primeiro lugar. O Resende está em segundo, com 13. O adversário nas semifinais será Fluminense ou Botafogo.

Leia tudo sobre: FlamengoCampeonato Carioca 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG