Clássico das 18h30 no Engenhão terá como atrativo o confronto do zagueiro Dedé com o atacante Loco Abreu

Botafogo e Vasco se enfrentam na noite deste domingo (18h30), no Engenhão, com objetivos em comum. Em posições que lhes permitem colação entre os primeiros colocados, a vitória, ainda mais se tratando de um clássico regional, será uma motivação extra para seguir na luta no Campeonato Brasileiro . Embora esta seja a 15ª rodada, é hora de somar pontos para que se defina em que parte da tabela as duas equipes vão brigar na virada do turno.

Siga o Twitter do iG Botafogo e receba notícias do time em tempo real

O Vasco leva vantagem na corrida pelo título. Com 27 pontos, o time de Ricardo Gomes, atual campeão da Copa do Brasil, está invicto há seis partidas. A última derrota foi no dia 6 de junho, no Pacaembu, para o líder Corinthians. Desde então, foram cinco vitórias e apenas um empate. Além da boa fase, o time aposta ainda na habilidade de Diego Souza, destaque da vitória sobre o Santos, e na segurança de Dedé, que levou a melhor nos duelos contra Lucas, do São Paulo, e Neymar. O desafio neste domingo será contra o uruguaio Loco Abreu.

Entre para a Torcida Virtual de Botafogo e convide seus amigos

Loco Abreu abraça Caio Júnior. Atacante vai travar aguardado duelo com o zagueiro Dedé
AE
Loco Abreu abraça Caio Júnior. Atacante vai travar aguardado duelo com o zagueiro Dedé
“A diferença é que o Loco é alto e o Botafogo joga com muita bola cruzada. Mas gosto da jogada aérea também”, frisou o zagueiro, que já enfrentou o atacante alvinegro três vezes sem perder. Dedé afirma que o atacante joga com lealdade.

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

“ Acontece de um jogador querer atrito com o outro se houver maldade por parte de um deles. Eu sou um jogador que nunca desrespeitei um adversário, e o Loco também sempre jogou na bola contra mim. É um cara que joga limpo, não vai haver problemas”.

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e convide seus amigos

Para este compromisso, o técnico Ricardo Gomes não terá o volante Eduardo Costa, com dores na coxa. O treinador temeu perder ainda Diego Souza e Juninho Pernambucano, ambos também com dores musculares. Mas, na manhã deste sábado, os médicos garantiram a escalação dos jogadores.

Diego foi confirmado. Ricardo, no entanto, faz mistério quando a Juninho. É provável que o meia seja poupado e entre apenas no segundo tempo. Assim, Jumar atuará ao lado de Rômulo, Felipe e Diego no meio-campo.

Loco Abreu abraça Caio Júnior. Atacante vai travar aguardado duelo com o zagueiro Dedé
AE
Loco Abreu abraça Caio Júnior. Atacante vai travar aguardado duelo com o zagueiro Dedé
A única dúvida do Botafogo para o clássico deste domingo está no meio-campo. Maicosuel , expulso na derrota para o Figueirense, terá que cumprir suspensão e o técnico Caio Júnior faz mistério sobre seu substituto. Neste sábado, o treinador comandou uma atividade com a maior parte do tempo fechada para a imprensa.

O mais provável é que o meia Felipe Menezes ganhe uma oportunidade entre os titulares pela primeira vez. Na defesa, recuperado de uma lesão muscular na coxa, Fábio Ferreira volta ao time na vaga de Gustavo, reeditando dupla com Antônio Carlos.

"Não defini a equipe, pretendo fazer um treinamento que normalmente não faço neste sábado, sem vocês (jornalistas) poderem ver. É um momento importante, decisivo, preciso trabalhar alguma coisa e no jogo vocês verão", explicou Caio Júnior.

Com 22 pontos, o Botafogo precisa vencer para continuar próximo do G-4. Atualmente, a equipe se encontra quatro pontos atrás do Palmeiras, quinto colocado, mas que estaria classificado para a Copa Libertadores, já que o Vasco tem garantida a vaga com o título da Copa do Brasil. O técnico Caio Júnior defende o trabalho à frente da equipe e espera um resultado positivo no clássico.

"O Botafogo vem fazendo um grande campeonato, estamos entre os seis melhores. É difícil estar e mais ainda se manter na parte de cima. Esta posição é fruto de um trabalho muito bem feito, principalmente da parte técnica. Agora, estamos em outra fase, de descobrir qual a melhor escalação. Isso em um jogo um pouco diferente por ser clássico e termos que conquistar um bom resultado", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA – BOTAFOGO x VASCO
Local
: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de agosto de 2011, domingo
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Árbitro : Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares : Rodrigo Pereira Jóia e Dibert Pedrosa Moisés
BOTAFOGO : Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes e Elkeson; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior
VASCO : Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Juninho Pernambucano (Jumar), Felipe e Diego Souza; Alecsandro e Eder Luis
Técnico : Ricardo Gomes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.