Treinador atleticano diz que pensa em vencer para conquistar seus objetivos, não para rebaixar o rival

Flickr/Clube Atlético Mineiro
Segundo Cuca, alvo do Atlético é uma vaga na Sul-Americana, não o rebaixamento do Cruzeiro
Vice campeão brasileiro com o Cruzeiro no ano passado, o técnico Cuca pode ficar marcado por dar ao torcedor cruzeirense seu momento de maior felicidade na temporada e também o de maior tristeza. Comandante celeste no título do campeonato mineiro diante do Atlético-MG e no primeiro semestre avassalador na Copa Libertadores, o treinador mudou de lado e agora pode rebaixar o Cruzeiro à frente do maior rival .

Veja também: Atlético-MG não corre risco de rebaixamento. Veja a classificação

No Cruzeiro, Cuca comandou o time em 60 partidas, 37 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, com 119 gols a favor e 52 contra. O aproveitamento no comando do time cruzeirense (67%) só foi pior do que o de Vanderlei Luxemburgo , que foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo clube em 2003.

Leia também: Para rebaixar o Cruzeiro, Atlético-MG mira a Copa Sul-Americana

“Eu tenho apreço por todos os clubes que passei e vou ter pelo Atlético quando sair, pela instituição, pelo presidente, pelo Domênico (assessor de imprensa), por todos que me cercam, porque a gente trabalha com amizade, é assim. Mas sou profissional e tenho uma responsabilidade enorme com o nosso time, com os nossos jogadores. Vamos fazer o nosso melhor em campo, assim como o Cruzeiro vai fazer. A decisão vai ser dentro de campo”, disse Cuca, agora no Atlético-MG e responsável por outro bom trabalho .

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

No time alvinegro, o aproveitamento geral é modesto, apenas 41% dos pontos conquistados. Mas Cuca demorou a encontrar a melhor formação da equipe e perdeu as seus primeiras partidas. Mas tudo mudou no segundo turno, são 30 pontos conquistados e aproveitamento de 55%. Desempenho suficiente para fazer o segundo pior time do turno chegar à última rodada sem chance de rebaixamento .

Cuca teve uma boa passagem pelo Cruzeiro e foi campeão mineiro em 2011
AFP
Cuca teve uma boa passagem pelo Cruzeiro e foi campeão mineiro em 2011
A boa campanha no returno pode dar ao Atlético-MG uma vaga na Copa Sul-Americana, basta um empate. Além disso, um triunfo pode fazer esse time ser responsável pelo melhor turno do clube na era dos pontos corridos . Motivos de sobre para Cuca querer vencer o Cruzeiro, pensando no bem atleticano, não no pior para o rival.

Siga o Twitter do iG Atlético-MG e receba notícias do time em tempo real

“Tem o outro lado. Porque eu tenho de pensar numa coisa ruim para alguém se eu posso pensar numa coisa boa para mim? Porque não posso terminar o ano pensando em vencer o clássico, conquistando o 33º ponto, que seria o melhor turno do Atlético , a vaga na Sul-Americana para uma equipe que tinha 78% de chance de cair , há oito rodadas, quando enfrentamos o Santos . Hoje é uma equipe que está jogando um futebol bom, que a gente queria ter mais cinco ou seis rodadas para ir para a Libertadores. Temos que pensar em coisa boa para nós, e não querer o mal de ninguém. Vamos dirigir a semana bem, como tem sido, que no domingo vamos ter um jogo bom, como todos os outros”.

Coração rubro-negro

Ano passado, em uma entrevista para a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, Cuca assumiu que era torcedor do Atlético-PR quando criança. E seu time de infância depende diretamente do Atlético-MG para evitar o rebaixamento. Além de vencer o Coritiba , a equipe paranaense torce contra Ceará e Cruzeiro. Ao ser questionado sobre uma possível ajuda ao seu time de coração, Cuca desconversou, mas afirmou que o Atlético-MG vai ter em campo a mesma postura das partidas anteriores.

“E o Ceará e o Bahia ? E o Atlético-PR lá? E o jogo daqui? Domingo eu não sou torcedor, sou profissional, pago pelo Atlético aqui e vamos dar a vida, dar o máximo que a gente pode, encarar esse compromisso com seriedade. Não é porque não temos risco de cair que vamos afrouxar, pelo contrário, o trabalho vai ser o mesminho que estamos fazendo para fazer um bom jogo no domingo”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.