Tamanho do texto

Time paranaense estava na zona de rebaixamento, mas saiu após triunfo no Couto Pereira

O Coritiba conseguiu se reabilitar no Campeonato Brasileiro 2011 com uma boa vitória sobre o Ceará , por 3 a 1, no estádio Couto Pereira. Com o resultado, o time paranaense deixou a zona de rebaixamento e de quebra ultrapassou o adversário na classificação nos critérios de desempate, já que ambos agora somam sete pontos ganhos.

Com as ações da partida na mão, o Coritiba precisou de 31 minutos para abrir o placar, com Leonardo, que pegou rebote de bola na trave para empurrar para as redes. Aos 35 minutos, Éverton Costa acertou uma bomba no ângulo e fez o segundo. Após o intervalo, Léo Gago, aos nove minutos, acertou um belo chute para ampliar. Um minuto depois o clube cearense descontou com Washington.

Na próxima rodada, o Coritiba volta a campo na quinta-feira, quando encara o Figueirense, novamente no Alto da Glória, na capital paranaense. Já o Ceará tem pela frente o Atlético-MG, quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

null

O jogo
Querendo fazer a lição de casa, o Coritiba tomou a iniciativa do jogo, buscando atacar sem trégua. Aos cinco minutos, Marcos Aurélio mandou uma bomba e Fernando Henrique foi no cantinho para buscar. Aos nove minutos William lançou em profundidade, mas o goleiro alvinegro chegou antes de Éverton Costa. Bom levantamento de Tcheco, aos 12 minutos, mas a defesa afastou.

Marcos Aurélio deu trabalho para a defesa do Ceará
AE
Marcos Aurélio deu trabalho para a defesa do Ceará
Com total controle da partida, o Coritiba tinha dificuldade apenas no último passe, impossibilitando boas finalizações. Léo Gago, aos 14 minutos, arriscou de longe e carimbou a zaga cearense. A resposta veio aos 19 minutos, com Heleno, que aproveitou cobrança de escanteio para desviar pela linha de fundo. O time da casa devolveu na mesma moeda, aos 21 minutos, com uma testada forte de Éverton Costa, para fora.

Depois de um momento de marasmo, com queda vertiginosa do ritmo, o Coritiba voltou pressionar. Aos 31 minutos, Éverton Costa chutou cruzado e ninguém conseguiu desviar no caminho. Porém, aos 31 minutos, o meia tocou de cabeça no travessão e, no rebote, Leonardo empurrou para as redes. Em noite inspirada, Éverton Costa acertou uma bomba no ângulo, para fazer o segundo, aos 35 minutos. Aos 44 minutos, o Ceará quase empatou, com Osvaldo, que obrigou Edson Bastos a fazer uma grande defesa.

Na segunda etapa, o time cearense voltou com uma mudança, com a entrada do reforço Felipe Azevedo. Logo no primeiro minutos, Osvaldo cruzou e Washington perdeu uma boa chance com uma péssima cabeçada. Mas, rapidamente o Coxa retomou o domínio do jogo e chegou ao terceiro gol, aos nove minutos, com Léo Gago, que bateu de fora da área para marcar. Um minuto depois, Washington arriscou o chute e diminuiu.

O jogo ganhou em emoção, com as duas equipes buscando o gol. Aos 14 minutos, Thiago Humberto acertou um míssil e Edson Bastos voou para defender. O Coritiba também assustou com Marcos Aurélio, que acertou um chute de primeira, raspando a trave de Fernando Henrique. Aos 22 minutos, Iarley ganhou uma falta em dois lances dentro a área. Na cobrança o atacante carimbou a barreira.

nullO quarto gol amadurecia e, aos 27 minutos, Eltinho invadiu a área e chutou cruzado exigindo uma boa intervenção de Fernando Henrique. Aos 31 minutos, Marcos Aurélio recebeu de Geraldo em boa posição, mas vacilou e perdeu. A situação dos cearenses piorou aos 38 minutos, com Washington recebendo o segundo cartão amarelo e sendo expulso. Leonardo ainda tentou mais uma vez dentro da área, aos 44 minutos, e ganhou apenas escanteio.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA 3 X 1 CEARÁ

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data: 30 de junho de 2011, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Junior.
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Helberth Costa Andrade.
Cartões amarelos: William, Éverton Costa, Pereira e Davi (Coritiba); Washington, Boiadeiro, Thiago Humberto e Diguinho (Ceará)
Cartão vermelho: Washington (Ceará)

Gols:
CORITIBA: Leonardo, aos 31 minutos e Éverton Costa, aos 35 minutos do primeiro tempo; Léo Gago, aos nove minutos do segundo tempo
CEARÁ: Washington, aos 11 minutos do segundo tempo.

CORITIBA: Edson Bastos; Jonas, Émerson, Pereira e Eltinho; Willian, Léo Gago, Tcheco (Gil), Éverton Costa (Geraldo); Marcos Aurélio (Davi) e Leonardo Técnico: Marcelo Oliveira

CEARÁ: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabricio, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Rudnei, Heleno (Felipe Azevedo) e Thiago Humberto (Diguinho); Osvaldo (Iarley) e Washington Técnico: Vágner Mancini