Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Coritiba aproveita torneios da base para revelar camisas 10

Descobrir meio-campista criativos, artigo raro no futebol brasileiro, é a missão do clube em competições como Copa SC, Brasileiro sub-20 e Copa São Paulo de Juniores

iG São Paulo |

Se o elenco profissional do Coritiba está de férias, as categorias de base do clube estarão a pleno desempenho nos próximos 50 dias. As equipes sub-16, sub-18 e sub-20 disputarão competições importantes neste período ¿ todas elas envolvendo as principais equipes do país. São a Cup SC, o Campeonato Brasileiro sub-20 e a Copa São Paulo de Juniores, com a equipe sub-18.

Na SC Cup, o Coritiba estreou neste final de semana. No Brasileiro sub-20, a estreia acontece nesta segunda-feira. Daqui um mês, é a vez de participar da Copa São Paulo. De acordo com o técnico Marquinhos Santos, que vai comandar a equipe no Brasileiro e na Copa SP, o volume de competições de alto nível é importante para ajudar na formação das revelações. É obvio que ganhar essas competições dá visibilidade, em termos de mídia, mas o foco é a formação, diz.

O Coritiba também decidiu investir nestes torneios para garimpar camisas 10 ¿ uma escassez no atual futebol brasileiro. Eu já venho trabalhando em cima disto e temos alguns atletas que têm potencial para suprir essa carência. Por segurança, e para obter resultados nas categorias de base, alguns treinadores passaram a inibir o jogador inteligente, que tem habilidade e tem a virtude do bom passe. No Coritiba estamos revertendo isso, explica.

Neste ano, o Coritiba sagrou-se campeão da Copa BH, que é disputada por jogadores sub-20. Por isso, o clube avalia que tem boas chances de fazer bonito no Campeonato Brasileiro da categoria, que será no interior do Rio Grande do Sul, já que a equipe será basicamente a mesma que atuou no meio do ano em Minas Gerais.

O projeto, o planejamento e o trabalho serão os mesmos, mas título é consequência de tudo isso, diz Marquinhos Santos, que foi levado por Ney Franco para treina a seleção brasileira sub-15, e, a partir de 2011, vai acumular funções no clube e na CBF. 

Leia tudo sobre: coritibafutebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG