Fábio Santos e Danilo atuavam no time do Morumbi quando Corinthians foi derrotado em "casa"

A última derrota do Corinthians para o São Paulo no Pacaembu, faz tanto tempo - 5 a 1 para os rivais, em maio de 2005 - que dois atletas do clube alvinegro ainda usavam camisa tricolor naquela época. São o lateral esquerdo Fábio Santos e o meio-campista Danilo .

Por razões óbvias, agora que estão do outro lado na rivalidade paulista, eles comemoram o tabu a favor. "São números que dão confiança para a gente, dão tranquilidade", diz o lateral, sem esquecer que o retrospecto fica de lado quando a bola rola, como vai ocorrer de novo às 16 horas deste domingo. "Cada jogo é diferente. É claro que a gente vai tentar permanecer mais um clássico invicto dentro de casa, o que é importante, mas também secundário no momento".

Coloque seu time em 1º no ranking da Torcida Virtual do iG Esporte

Na ocasião, o time do São Paulo, comandado por Paulo Autuori, foi Rogério Ceni; Alex Bruno, Edcarlos e Fabão; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior (Fábio Santos); Grafite (Souza) e Luizão (Diego Tardelli). Ceni, Cicinho, Danilo e Luizão (duas vezes) fizeram os gols.

O Corinthians, por sua vez, tinha como treinador o argentino Daniel Passarella e foi a campo com Tiago; Marquinhos, Betão (Bruno Octávio) e Anderson; Edson, Marcelo Mattos, Roger, Carlos Alberto e Gustavo Nery; Gil (Jô) e Tevez. O gol de honra foi anotado por Carlos Alberto.

Desde aquela goleada - que enfureceu a torcida corintiana e obrigou a Polícia Militar a intervir nas arquibancadas para conter uma invasão generalizada ao gramado -, as equipes se enfrentaram mais quatro vezes no estádio municipal, com vitória corintiana em todas elas.

Para manter o São Paulo em jejum dentro do Pacaembu, os corintianos apostam justamente na força das arquibancadas. "Nossa torcida é diferente, incentiva o tempo todo. Até nos momentos em que a gente toma gol, eles procuram nos incentivar", ressalta o zagueiro Chicão.

Confira o pequeno e velho tabu do clássico:

22/08/2010 - Corinthians 3 x 0 São Paulo - Brasileiro
28/03/2010 - Corinthians 4 x 3 São Paulo - Paulista
21/06/2009 - Corinthians 3 x 1 São Paulo - Brasileiro
12/04/2009 - Corinthians 2 x 1 São Paulo - Paulista
08/05/2005 - Corinthians 1 x 5 São Paulo - Brasileiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.