Líder do Brasileirão é o melhor visitante do campeonato deste ano e venceu no Orlando Scarpelli no ano do último título nacional

Orlando Scarpelli traz boas lembranças ao Corinthians. Time pode ser campeão no estádio
AE
Orlando Scarpelli traz boas lembranças ao Corinthians. Time pode ser campeão no estádio
No próximo domingo o Corinthians encarará algumas coincidências que farão o torcedor mais supersticioso acreditar um pouco mais no título brasileiro em 2011. O time paulista, dono da melhor campanha como visitante neste Brasileiro, visitou o Figueirense sete vezes ao longo da história do Campeonato Brasileiro e nunca perdeu. Foram duas vitórias e cinco empates. Detalhe: as vitórias aconteceram em anos importantes que remetem a um personagem do atual Corinthians e à situação que vive o time às vésperas dessa decisão.

Leia também: Tite faz mistério e não deixa claro se optará por Alex ou Danilo

O Corinthians empatou em Florianópolis contra o Figueirense em 1975, 2002, 2003, 2006 e 2007. A primeira vitória aconteceu em 2004 e o técnico da equipe era Tite, que assumiu a equipe na zona de rebaixamento e encerrou o primeiro turno nesta partida contra o time catarinense deixando o Corinthians na nona colocação. O time venceu por 1 a 0, gol de Marcelo Ramos.

E mais: Duelo entre Vasco e Corinthians se estende para premiação da CBF

No ano seguinte, com Márcio Bittencourt no comando, o Corinthians voltou a Florianópolis para enfrentar o Figueirense no Orlando Scarpelli e venceu mais uma vez. A vitória foi uma das 24 que o time conquistou no ano do seu último título brasileiro. O placar foi 3 a 2 para o Corinthians. Nilmar abriu o placar, o Figueirense virou com Bilu e Adriano, mas o Corinthians voltou à frente com gols de Gustavo Nery e Eduardo Ratinho.

No Pacaembu, o Corinthians perdeu para o Figueirense
AE
No Pacaembu, o Corinthians perdeu para o Figueirense

Naquele ano, antes da vitória pelo Brasileiro, o Corinthians perdeu por 2 a 0 para o Figueirense em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado levou a decisão para os pênaltis e o time paulista saiu derrotado. Roger , hoje no Cruzeiro , desperdiçou uma das cobranças. O então diretor de futebol Andrés Sanchez insinuou depois da partida que o jogador havia perdido o pênalti para derrubar o técnico Daniel Passarela, demissão confirmada quatro dias depois.

Em 2011, o Corinthians ostenta ao lado do seu rival deste domingo a melhor campanha como visitante neste Brasileiro . São 27 pontos somados fora dos seus domínios. A vantagem corintiana está no saldo de gols (3 a -2). O time de Florianópolis foi um dos quatro times que venceram o Corinthians no Pacaembu. Em contrapartida, o Figueirense tem apenas a 11ª melhor campanha como mandante, o que aumenta a esperança do corintiano em ver o tabu mantido com o título sendo conquistado na casa do rival.

Para ser campeão em Florianópolis, o empate não basta. O Corinthians tem de vencer e torcer para que o Vasco não bata o Fluminense. O meia Alex acredita que pelo menos um empate o Corinthians consiga buscar no Orlando Scarpelli, já que nenhum time até aqui no Brasileiro conseguiu vencer o Corinthians nos dois confrontos de turno e returno. Botafogo e Cruzeiro, que bateram o time paulista em São Paulo, perderam sob seus domínios. "A gente espera que aconteça o mesmo com o Figueirense", disse.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.