Tamanho do texto

Tite elogia atletas do time sub 18, mas quer vê-los mais maduros antes de escalá-los

Campeões da Copa São Paulo Junior na última quarta-feira, os jogadores do Corinthians da categoria sub 18 terão muito trabalho para ganharem uma chance no time principal comandado pelo técnico Tite. O treinador, que já enviou seus auxiliares para observar os atletas na competição e também já contou com alguns deles nos treinos dos profissionais, é cauteloso para afirmar quando alguns dos atletas poderão fazer suas estreias no time de cima.

Denner, ao centro, é quem mais recebe elogios de Tite
Futura Press
Denner, ao centro, é quem mais recebe elogios de Tite

Leia também: Antes da final, time da Copinha teve tratamento VIP no CT profissional

"(O aproveitamento no time principal) vai depender do nível de maturidade de cada um. É preciso ter paciência. Vamos torcer para que eles sejam campeões primeiro", disse Tite. O treinador aponta o lateral-esquerdo Denner, destaque no time finalista da Copinha, como o mais perto de alcançar uma chance no time principal. Porém, com a concorrência de Fábio Santos e Ramon, o atleta terá dificuldade de conseguir uma oportunidade. 

E mais: Calendário da Copinha atrapalha aproveitamento da base no Corinthians

"O Denner é quem vem trabalhando há mais tempo com a gente aqui. Ele demonstrou uma evolução muito grande. Um exemplo que eu posso dar é que ele aprendeu a marcar baixando a bunda ou o centro de gravidade, como preferirem (risos). Isso é um gesto técnico importante", disse o treinador. Denner está incorporado ao time principal desde o ano passado.

Após a final contra o Fluminense, a direção de futebol definiu que além de Denner, o goleiro Matheus, o zagueiro Marquinhos, o volante Gomes, os meias Giovanni e Matheuzinho e o atacante Paulinho serão incorporados ao elenco principal.Todos eles já passaram por treinos no CT profissional e foram observados pela comissão técnica de Tite. Destes, apenas o volante tem chances de figurar numa lista de relacionados a curto prazo. A concorrência nas outras posições é muito maior, com nomes de peso que não seriam desbancados por uma aposta do treinador.

Garotos corintianos que disputaram a Copinha treinaram no CT profissional
Bruno Winckler
Garotos corintianos que disputaram a Copinha treinaram no CT profissional

Tite já disse que com as saídas de Moradei e Bruno Octávio, ele não tem mais um reserva para Ralf e por isso, Gomes pode ser logo aproveitado. O treinador queria Cristian, mas sem a possibilidade de garantir a negociação com o jogador do Fenerbahce, a saída pode vir do time da Copinha com Gomes. "Eu não tenho volante e pode ser que tenha de colocar para jogar. Quando entender que seja a hora certa, vai jogar. Pode ser ele (Gomes), sim", disse Tite, deixando claro que ele vai esperar um bom tempo antes de apostar nos jogadores desta edição da Copa São Paulo.

O presidente licenciado Andrés Sanchez dizia antes de deixar o cargo com Roberto de Andrade que todos treinadores, não só Tite, preferem trabalhar com jogadores experientes com quem podem dividir a responsabilidade por um eventual mal resultado. Quando um atleta jovem é utilizado e não tem bom desempenho, a pressão recai sobre o técnico que o escalou, diferente dos atletas mais experientes.

Entre para a torcida virtual do Corinthians e ajude seu time a se manter no topo do ranking