Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians precisa quebrar escrita recente para ser campeão

Retrospecto dos últimos anos contra os quatro rivais desta reta final de Brasileiro não é favorável aos corintianos

Bruno Winckler, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237860102710&_c_=MiGComponente_C

O Corinthians está a quatro jogos de se consagrar campeão brasileiro depois de cinco anos. Porém, no caminho para o título estão quatro adversários que, pelo menos no retrospecto recente, não dão moleza aos corintianos. Cruzeiro e Vasco, em casa, e Vitória e Goiás, fora de casa, os rivais do Corinthians nesta reta final, são oponentes indigestos. Basta ver a lista dos últimos jogos do time paulista no provável palco destas partidas.

O Cruzeiro, próximo adversário corintiano e concorrente direto ao título, venceu nas duas últimas vezes que enfrentou o Corinthians no Pacaembu. Em 2007 fez 3 a 0, e em 2009 venceu por 1 a 0. Em 2008 não houve confronto porque o Corinthians estava disputando a Série B. Vale lembrar que neste ano o time mineiro já esteve no Pacaembu para enfrentar o Palmeiras e venceu por 3 a 2. O Cruzeiro, inclusive, tem a melhor campanha como visitante deste Brasileiro. Venceu oito vezes longe de Minas Gerais e empatou outras quatro. Conquistou 54% dos pontos que disputou fora de casa.

A gente sabe do potencial do Cruzeiro fora de casa. Esse Brasileiro está provando isso. E é claro que a gente tem que tomar cuidado. Eles têm a postura de os atacantes marcarem a saída de bola. Qualquer jogada que tenha dificuldade de ser iniciada não permite ao adversário ter volume grande de finalizações. Temos de saber jogar com uma equipe que joga assim, disse o capitão William nesta quarta-feira.

O outro adversário que o Corinthians enfrenta em casa, o Vasco, também não perdeu para o time paulista no Pacaembu nos últimos anos. O local da partida do dia 28 pode ser alterado devido a punição do STJD, mas nas últimas vezes em que o Corinthians recebeu o Vasco no estádio municipal não venceu. Em 2005 e em 2006, as duas equipes ficaram no empate por 1 a 1.

Em 2007, na penúltima rodada do Brasileirão, o Corinthians decidia sua permanência na Série A e dependia apenas de uma vitória para não ser rebaixado. O Vasco, sem pretensões no campeonato,  venceu por 1 a 0. No ano passado, pela Copa do Brasil, corintianos e vascaínos não saíram do 0 a 0 na partida de volta das semifinais.

Nas partidas que fez fora de casa contra Vitória e Goiás nos últimos anos, o retrospecto corintiano também é insatisfatório. Contra o time baiano é um pouco melhor. No ano passado o Corinthians venceu por 1 a 0 pelo Brasileirão, mas antes disso, em 2004, foram duas partidas no Barradão sem triunfo corintiano. O Vitória não disputou a Série A entre 2005 e 2007.

Já contra o Goiás, nas últimas quatro vezes que foi ao Serra Dourada pelo Brasileirão, o Corinthians perdeu duas e empatou duas. Nem mesmo quando comemorou o título brasileiro em Goiânia, em 2005, o Corinthians conseguiu celebrar uma vitória. Na ocasião, o título veio com derrota por 3 a 2.

Retrospecto contra os rivais desta reta final
Cruzeiro no Pacaembu
2007 ¿ 0 a 3
2009 ¿ 0 a 1

Vitória em Salvador
2004 ¿ 0 a 2, pela Copa do Brasil
1 a 1, pelo Brasileiro

Vasco no Pacaembu*
2005 ¿ 1 a 1
2006 ¿ 1 a 1
2007 ¿ 0 a 1
2009 ¿ 0 a 0 pela Copa do Brasil

Goiás em Goiânia
2005 ¿ 2 a 3
2006 ¿ 1 a 3
2007 ¿ 1 a 1
2009 ¿ 0 a 0

*o STJD puniu o Corinthians com a perda do mando de campo, mas o clube vai recorrer da decisão

Leia tudo sobre: campeonato brasileirocorinthians

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG