Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians nunca foi eliminado por colombiano na Libertadores

Em oito participações, time paulista caiu apenas para brasileiros e argentinos

Bruno Winckler, iG São Paulo |

Uma eliminação do Corinthians para o Tolima representaria não só o fim do sonho corintiano de levar enfim uma Libertadores, mas também a ruptura de uma regra que acompanha o clube paulista na sua saga pelo título continental. Em oito edições do torneio já disputadas pelo Corinthians, ele nunca foi eliminado por um time que não seja brasileiro ou argentino. E contra os colombianos soma bons resultados.

Futura Press
No Pacaembu, Ronaldo e o Corinthians não saíram do zero contra o Tolima

Em 1977, na sua primeira participação, o Corinthians foi eliminado na primeira fase. O Internacional foi o único classificado no grupo corintiano. Em 1991, no primeiro mata-mata, o algoz da vez foi o Boca Juniors. Em 1996, na terceira participação corintiana, foi o Grêmio que interrompeu a trajetória do clube paulista nas quartas de final.

Em 1999 e 2000, nos pênaltis, mais uma vez foi um brasileiro que eliminou o Corinthians. Ficou a cargo do seu maior rival, o Palmeiras, o papel de prolongar o sofrimento corintiano na competição.

Um argentino voltou a atrapalhar as intenções do Corinthians na sexta Libertadores da sua história. Em 2003, o River Plate venceu o Corinthians no Morumbi nas oitavas. Três anos depois, desta vez no Pacaembu, os argentinos repetiram o feito e deixaram o Corinthians pelo caminho novamente.

A última eliminação corintiana, ainda fresca na memória do torcedor, aconteceu para outro rival brasileiro, o Flamengo, que apesar de ter perdido o segundo jogo no Pacaembu, em maio de 2010, passou para a segunda fase pelos gol marcado fora de casa na derrota por 2 a 1.

Ao todo, em 11 duelos mata-mata na Libertadores, o Corinthians só conseguiu avançar em quatro deles.

Para evitar uma eliminação contra um adversário de outra nacionalidade, o Corinthians se apega ao retrospecto recente do time atuando na Colômbia. Nas suas duas últimas participações, em 2006 e 2010, o Corinthians foi ao país vizinho e obteve resultados que hoje seriam suficientes para garantir uma classificação.

Em 2006, contra o Deportivo Cali, pela fase de grupos, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Ricardinho. No ano passado, antes da fase mata-mata, o adversário foi o Independiente de Medellin e a partida terminou empatada por 1 a 1. Dentinho fez o gol corintiano.

Uma eliminação do Corinthians contra o Tolima representaria também um fato inédito envolvendo equipes brasileiras na Libertadores. Desde 2005, quando a Conmebol implementou a fase pré-grupos na competição, nenhum time brasileiro que disputou este primeiro mata-mata, foi eliminado. Palmeiras (três vezes), Santos, Goiás, Paraná e Cruzeiro (duas vezes) já passaram por esta fase e não foram eliminados.

Leia tudo sobre: corinthianslibertadores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG