Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians joga bem, vence Portuguesa e abre três pontos na ponta

Time do Parque São Jorge dorme na liderança e espera pelo Palmeiras para se isolar em primeiro

Bruno Winckler, iG São Paulo |

Futura Press
Willian marcou o primeiro gol corintiano contra a Portuguesa

O Corinthians venceu mais uma no Campeonato Paulista. Mesmo como visitante na "sua" casa, a equipe do Parque São Jorge foi melhor contra a Portuguesa , fez 2 a 0 com um gol em cada tempo, e chegou aos 23 pontos na tabela, mantendo-se invicto no torneio após nove rodadas. O time abriu três pontos para o Palmeiras na liderança (o rival do Parque Antártica joga nesta quinta-feira contra o Oeste) e caminha firme para se classificar entre os primeiros do Estadual.

Veja a classificação completa e os próximos jogos do Campeonato Paulista

A equipe de Tite tem agora sete vitórias e dois empates no Paulistão. O resultado foi construído após um jogo mais consistente do que o apresentado pelo rival do Canindé, que por pouco não empatou o jogo quando a equipe do Parque São Jorge vencia por 1 a 0 no segundo tempo.

A Portuguesa, que tentou lucrar com bilheteria ao transferir o jogo para o estádio municipal, arrecadou apenas R$ 188 mil com a maioria corintiana nos arquibancadas. Foram pouco mais de 6 mil pagantes. A torcida da equipe mandante xingou o presidente Manuel da Lupa pela decisão de tirar o jogo do Canindé. Com o resultado, a Lusa se mantém com 12 pontos, fora da zona de classificação para a próxima fase do Paulistão.

O Corinthians tem agora dois dias de treinos antes do próximo compromisso no Paulistão, sábado, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Pacaembu, às 18h30. Já a Portuguesa, no mesmo dia e horário, visita o São Caetano, no ABC.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

O jogo
O Corinthians, visitante no Pacaembu, mas com ampla maioria de torcedores nas arquibancadas, teve a postura que costuma ter nos jogos em que manda no estádio municipal. Conduziu os primeiros movimentos do jogo e criou as principais oportunidades de gol no início de jogo.

Postado com quatro homens de frente, o Corinthians teve uma variação no posicionamento de Alex, Danilo, Willian e Liedson no ataque que confundia a zaga da Portuguesa. Os quatro se alternavam da esquerda para a direita e com essa movimentação o Corinthians obrigou o goleiro Weverton a trabalhar.

Leia também: Tite credita boa fase do Corinthians a 'espírito solidário'

Aos 15, Danilo roubou a bola de Raí na saída para o ataque do lateral da Portuguesa e rolou a bola para Liedson. O atacante ajeitou, driblou Gustavo, e chutou firme da entrada da área. Weverton fez ótima defesa e espalmou para escanteio.

A Portuguesa chegava, mas quase que exclusivamente nos chutes de fora da área. A melhor oportunidade do time do Canindé aconteceu num chute de Maylson aos 12 minutos que passou perto da trave direita de Julio Cesar. Aos 23, Weverton teve mais trabalho. Após cobrança de lateral, Rogério desviou de cabeça para a entrada da área e Alex pegou de primeira. O chute saiu forte e o goleiro fez outra boa defesa. O gol corintiano amadurecia e não demorou a sair.

Em cruzamento de Fábio Santos, aos 29 minutos, Danilo escorou para o meio da pequena área e Liedson deixou passar para Willian que, cara a cara com Weverton, não vacilou. Desta vez o goleiro da Lusa não pôde fazer nada. Liedson por pouco não ampliou de cabeça aos 33 minutos. A bola passou rente ao travessão.

Veja fotos da partida do Corinthians contra a Portuguesa no Pacaembu

O Corinthians encerrou o primeiro tempo com cinco finalizações contra quatro da Portuguesa. A diferença é que três dos chutes corintianos foram na direção do gol. A Lusa não conseguiu entrar na área e todos seus chutes foram para longe do gol. O time do Parque São Jorge foi para o vestiário com 53,1% de posse de bola contra 46,9% da Portuguesa.

Na volta do intervalo, Jorginho mudou sua dupla de ataque, inoperante no primeiro tempo. Saíram Wilson Junior e Danilo e entraram Ananias e Ricardo Jesus. A alteração surtiu efeito. Os dois substitutos passaram a se movimentar mais e nos primeiros minutos do segundo tempo, mais presente no campo de ataque, a Portuguesa controlou melhor as ações do jogo.

O Corinthians passou a assistir a Portuguesa jogar. Acuado, o time do Parque São Jorge passou a abusar das faltas para parar o rival. Mesmo assim, por meio das bolas paradas, a Portuguesa assustou. Na principal oportunidade, Raí chutou firme da meia-lua e Julio Cesar teve de se esticar para afastar.

Tite tentou mudar o quadro da partida sacando Alex e apostando em Ramírez. O camisa 12 não fazia boa partida e o peruano entrou bem no jogo. No primeiro bom lance dele, Liedson recebeu na entrada da área, rolou para Willian. O camisa 7 acertou o travessão aos 32. No ataque seguinte, Ramírez lançou Willian que, impedido, achou Liedson no meio da área. O camisa 9 fez o corte para o meio e chutou. Weverton defendeu e Ramirez pegou o rebote e mandou para o fundo do gol.

O gol tranqulizou o Corinthians e freou as pretensões da Portuguesa. Wallace e Edenílson ainda entraram nos lugares de Leandro Castán e Danilo. O zagueiro deixou o campo mancando e preocupa para a partida de sábado.

FICHA TÉCNICA – PORTUGUESA 0 x 2 CORINTHIANS
Local:
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 22 de fevereiro de 2012, quarta-feira
Horário: 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Fábio Luiz Freire e Maiza Teles Paiva
Cartões Amarelos: Rogério (POR); Alex (COR)
Renda: R$ 188.070,00
Público: 6.167 pagantes

Gols: Willian, aos 29 minutos do 1º tempo. Ramírez, aos 33 minutos do 2º tempo.

PORTUGUESA: Weverton; Luís Ricardo, Gustavo, Rogério e Raí (Leandro Silva); Guilherme, Maylson, Léo Silva e Henrique; Wilson Júnior (Ananias) e Danilo (Ricardo Jesus) Técnico: Jorginho

CORINTHIANS: Julio Cesar; Weldinho, Chicão, Leandro Castán (Wallace) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex (Ramírez) e Danilo (Edenílson); Willian e Liedson Técnico: Tite

Entre para a torcida virtual do Corinthians e ajude mantê-lo no topo do ranking nacional 

Leia tudo sobre: corinthiansportuguesapaulistão 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG