Queda drástica de aproveitamento já faz o ex-líder do Brasileirão temer até ficar fora da Libertadores 2012

Tite já viveu no Inter o
AE
Tite já viveu no Inter o "drama" de vencer o 1º turno e ver seu time cair de rendimento
A derrota do último domingo diante do Santos fez com que o Corinthians – antes mesmo de enfrentar outro clássico, contra o São Paulo – ligasse o sinal de alerta contra a possibilidade de viver o mesmo pesadelo enfrentado por outro grande rival, o Palmeiras , há dois anos. Ou seja, perder até a vaga na Copa Libertadores depois de ser considerado o grande favorito ao título. No caso corintiano, tal status surgiu logo após a décima rodada do Brasileirão , quando o time deu uma arrancada inigualável na história dos pontos corridos .

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Assim como o Corinthians de 2011, o Palmeiras de 2009 caiu de produção depois de ser considerado por torcedores, imprensa e até pelos adversários como “campeão virtual” do principal campeonato nacional. Mas apesar de chegar a abrir cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo e seguir na ponta até a 33ª rodada, o time então comandado por Muricy Ramalho acabou não conseguindo sequer a vaga para a Copa Libertadores.

LEIA TAMBÉM: No Corinthians, Tite revê filme que antecedeu sua queda no Inter

Outra comparação possível é com a campanha do próprio Corinthians no ano passado. Em 2010, o time do Parque São Jorge não chegou a abrir uma grande vantagem na liderança em nenhum momento do torneio, mas ficou em boas condições de conquistar o título ao assumir o primeiro lugar na 35ª rodada com uma vitória sobre um dos rivais diretos, o Cruzeiro.

Nas três rodadas seguintes, no entanto, o time já comandado por Tite venceu apenas uma partida e foi superada pelo Fluminense e pelo Cruzeiro, ficando apenas com a vaga para a fase inicial da Libertadores. Um exemplo que, por ser recente, está muito vivo na memória corintiana. Mas que ainda não assusta o treinador da equipe, apesar do alerta ligado.

Siga a página do iG Corinthians no Twitter e ajude a Torcida Virtual do time a crescer no aplicativo iG

"Perdemos a liderança pela primeira vez depois de 17 rodadas. Ainda faltam 14 jogos, 42 pontos em disputa. Claro que estamos em alerta, o time não está tendo o mesmo rendimento do início do campeonato, mas estamos entre os primeiros e o mais importante é se manter assim até a última rodada", afirmou Tite na véspera do confronto com o São Paulo.

Campeões apenas de 1º turno

De 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, até 2007, todos os times que venceram o primeiro turno do Brasileirão acabaram confirmando a conquista do campeonato. A primeira vez que isso não ocorreu foi em 2008, com o Grêmio . A equipe gaúcha chegou a ter seis pontos a mais que o vice-líder Cruzeiro, mas acabou ficando apenas com o segundo lugar ao ser superada pelo São Paulo – que após a 20ª rodada estava 11 pontos atrás.

Em 2009, mesmo ano do vexame palmeirense, a história se repetiu com outro time gaúcho, o Inter . No primeiro turno, a equipe do Beira-Rio empatou em pontos com o Palmeiras e superou os paulistas no número de vitórias. Ao final do campeonato, repetiu o adversário regional ficando com o vice e a vaga para a Libertadores. Uma situação que pode não ser a ideal para quem se via tão perto do pentacampeonato, mas pelo menos garantiria vaga no torneio continental da próxima temporada.

Veja na tabela abaixo como outros times vistos como virtuais campeões “conseguiram” perder o Brasileirão:

Time

Posição e aproveitamento ao final do 1º turno

 Aproveitamento no 2º turno

Porque foi considerado "Campeão virtual"

Como terminou no campeonato

Corinthians/2011

 Líder com 64,91% de aproveitamento  --- Teve o melhor início de Brasileirão da história dos pontos corridos, abrindo 7 pontos sobre o vice-líder após 10 rodadas  ---

Corinthians/2010

Vice-líder com 64,91% de aproveitamento  54,38% Assumiu a ponta na 35ª rodada ao vencer um rival direto (Cruzeiro) e ver o outro (Flu) empatar em casa com o Goiás  Venceu apenas um dos últimos três jogos e terminou em 3º, com a vaga para a Pré-Libertadores.

Palmeiras/2009

 Líder* com 64,91% de aproveitamento  43,86%  Na 27ª rodada, após vencer o Santos, chegou a ter 5 pontos de vantagem sobre o 2º colocado Despencou a partir da 33ª rodada e acabou no 5º lugar, perdendo a vaga na Pré-Libertadores para o Cruzeiro pelo número de vitórias.

Internacional/2009

 Líder* com 64,91% de aproveitamento  49,12% A maior vantagem do time foi de 3 pontos na 4ª rodada, mas em nenhum momento foi considerado favorito absoluto. Foi vice-campeão e ficou com uma das vagas diretas para a Libertadores.

Grêmio/2008

 Líder com 71,93% de aproveitamento  54,38% Chegou a abrir 6 pontos sobre o vice-líder Cruzeiro e 11 sobre o São Paulo, que acabaria como campeão. Foi vice-campeão e ficou com uma das vagas diretas para a Libertadores.

 * em 2009, ao final do primeiro turno do Brasileirão Internacional e Palmeiras tinham os mesmos 37 pontos, mas o time gaúcho levava vantagem no número de vitórias

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.