Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians insiste em ter Ronaldo para a marca não desvalorizar

Clube negocia patrocínio para 2012 e ouve que pode receber até 30% menos sem ex-jogador. Sanchez quer ele em amistosos

Marcel Rizzo, iG São Paulo |

A diretoria de marketing do Corinthians já negocia com empresas o patrocínio máster da camisa do time (no peito e mangas) para 2012 – apesar de o contrato com a Hypermarcas (que atua em diversas áreas de bens de consumo), atual parceiro, vencer somente depois do Paulista do ano que vem, em maio. O que os dirigentes têm ouvido assusta: sem Ronaldo , a marca encolhe, o que poderia gerar valor inferior daquele pago atualmente pelo parceiro dos dois últimos anos, R$ 38 milhões por temporada. Pode valer de 20% a 30% menos (o que renderia perda de até R$ 11,5 milhões).

Divulgação Corinthians
Ronaldo e o ator Hugh Jackman, em maio de 2009. Jogador em campo leva mídia para o clube e para o patrocinador
Por isso o presidente corintiano Andrés Sanchez tem insistido para que o craque faça um novo contrato para o ano que vem – o atual, apenas comercial, vale até dezembro. Há algum tempo o dirigente tem dito que pretende convencer o jogador a voltar atrás na decisão da aposentadoria, anunciada em fevereiro de 2011 . Nesta quinta, o “Lance!” publicou frase de Sanchez confirmando que o atleta fará um novo acordo e que jogará alguns amistosos – ele precisa estar registrado na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para isso.

Ronaldo, porém, está reticente. Não quer mais jogar, mesmo partidas pontuais. Seus objetivos agora são dois: se dedicar a 9ine, empresa de marketing esportivo que fundou, e aos filhos (são quatro). Ao dar palestra nesta quinta-feira, em um centro de convenções na Zona Norte de São Paulo , Ronaldo falou do projeto de vida mais tranqüilo:

“Com a empresa (9ine) ainda perco alguns domingos fechando negócios, mas não serão todos. E posso começar a planejar Carnaval, Páscoa, Natal”, disse o jogador. Mesmo jogos pontuais não o entusiasmam porque seria cobrado pelo peso – para o amistoso do Brasil contra a Romênia dia 7 de junho no Pacaembu, sua despedida da seleção brasileira, o ex-atacante terá um “intensivão” de treinos no CT corintiano, como revelou o iG.

“Quero continuar ajudando o Corinthians e realizando trabalhos com o clube”, disse o jogador nesta quinta. Trabalhos, apurou o iG, significa acordo comercial – representar em eventos, por exemplo. O problema é que para as empresas que toparem patrocinar o Corinthians é interessante ver Ronaldo em campo, nem que seja em amistosos, não em palestras. Sanchez aposta que sua amizade com o craque o convença - porque sem ele o dinheiro diminui.

Curva ascendente
De 2007, ano do rebaixamento, para 2011 o Corinthians teve um aumento no valor pago pelo patrocínio máster de quase 600%: passou dos R$ 6,7 milhões da Samsung para os R$ 38 mi desembolsados pela Hypermarcas até 2012 (foram dois anos de contrato). O gráfico abaixo mostra a curva ascendente e quanto Ronaldo recebeu - os valores equivalem somente ao principal patrocinador, não contando acordos para barra da camisa, por exemplo, ou patrocínios de oportunidade (aqueles para jogos específicos).

Patrocínio principal (em milhões de reais)

 

Gerando gráfico...

Ronaldo, contratado em 2009, embolsava parte desses valores - em 2011, por exemplo, recebeu R$ 18 milhões (contando aí outros patrocinadores). O contrato com a Hypermarcas, que prevê participar de comerciais e de eventos como a palestra que concedeu nesta quinta-feira, não foi rompido com a aposentadoria.

A desvalorização de 30% ainda renderia ao Corinthians valores superiores ao que recebia pré-Ronaldo, já que não precisaria dividir com o jogador. Só que Sanchez acha que isso não é bom porque com o "Fenômeno", e com o estádio do clube sendo construído, a avaliação é que o patrocínio máster poderia chegar a R$ 60 milhões. Com mandato terminando em dezembro de 2011, o presidente quer deixar o novo parceiro engatilhado para o sucessor.

Leia tudo sobre: ronaldocorinthians

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG