Tamanho do texto

Após início arrasador, time paulista só fez mais pontos que lanternas nos últimos nove jogos

Nenhum time fez mais pontos que o Corinthians no primeiro turno do Campeonato Brasileiro , encerrado no domingo. Mas a campanha do líder e campeão simbólico do turno com 37 pontos vem degringolando. Na metade final do turno o Corinthians só somou mais pontos que Atlético-MG e América-MG , piores times do torneio até aqui.  (Veja abaixo a classificação do Brasileiro nos últimos nove jogos).

Emerson fez o gol do Corinthians na derrota para o Palmeiras
Gazeta
Emerson fez o gol do Corinthians na derrota para o Palmeiras

Veja a classificação completa do Brasileirão

O Corinthians fez 28 dos 30 pontos que disputou nos 10 primeiros jogos do torneio. Atingiu um aproveitamento de 93%. Depois disso, em 27 pontos, ficou com apenas nove, ou 33,3% dos pontos. Neste período o Corinthians venceu apenas dois jogos dos nove jogados, justamente contra América-MG e Atlético-MG.

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

"A gordura (na tabela) estava boa, mas secou. Chegou o Flamengo forte, tem o Vasco, São Paulo, Botafogo e Palmeiras, todos muito qualificados. Perdemos pontos, mas jogando contra grandes equipes. Temos de continuar trabalhando, trabalhando forte e com o pensamento no título no final do ano", disse Emerson "Sheik", para quem a liderança minimiza a tristeza pela derrota no clássico contra o Palmeiras .

O Corinthians enfrentou quatro dos cinco concorrentes mais próximos ao título na primeira metade do campeonato e somou três vitórias (contra São Paulo , Botafogo e Vasco ) e um empate (contra o Flamengo ). A única derrota para um time do "pelotão de frente" foi exatamente para o Palmeiras, sexto colocado. 

Tite se defende dizendo que os números podem ser manipulados. "Pega a campanha toda. Foram 11 vitórias. Nenhum time ganhou tanto. Nos últimos sete jogos, foram duas vitórias, três empates, dois fora de casa e duas derrotas. É normal oscilar. Temos de encontrar é um equilíbrio entre aquela campanha do início e agora", disse o técnico, que tenta encontrar uma nova formação para a equipe , em queda após a perda de alguns dos seus principais atletas. "A base foi alterada, o entrosamento com isso foi perdido de alguma forma. É preciso paciência e concentração no trabalho para retomar aquela condição que nós tínhamos", completou.

Classificação do Campeonato Brasileiro nos últimos nove jogos de cada equipe*

1º) Botafogo: 18 pontos
2º) Vasco: 18 pontos
3º) Atlético-GO: 17 pontos
4º) Flamengo: 16 pontos
5º) Atlético-PR: 16 pontos
6º) São Paulo: 14 pontos
7º) Fluminense: 13 pontos
8º) Coritiba: 13 pontos
9º) Palmeiras: 13 pontos
10º) Cruzeiro: 12 pontos
11º) Internacional: 12 pontos
12º) Santos: 11 pontos
13º) Figueirense: 11 pontos
14º) Ceará: 11 pontos
15º) Avaí: 10 pontos
16º) Grêmio: 10 pontos
17º) Bahia: 10 pontos
18º) Corinthians : 9 pontos
19º) América-MG: 7 pontos
20º) Atlético-MG: 4 pontos

*Santos e Grêmio ainda não se enfrentaram e têm um jogo a menos que os rivais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.