Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians é líder jogando 10 rodadas com time misto ou reserva

Equipe de Tite teve 80% de aproveitamento poupando titulares em mais da metade dos jogos

Bruno Winckler, iG São Paulo |

AE
Tite soube dosar todo o elenco na primeira fase do Paulistão
O Corinthians deu uma aula para seus rivais na primeira fase do Campeonato Paulista . Sem forçar o elenco para não potencializar lesões e promovendo um rodízio saudável entre titulares e reservas, Tite controlou bem seus comandados e em 10 dos 19 jogos da primeira fase utilizou uma escalação mista ou com ampla maioria de jogadores reservas (veja relação abaixo). Mesmo assim, nunca deixou de ocupar as primeiras colocações e terminou a primeira fase com 80% de aproveitamento: 14 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota ou 46 pontos.

Leia também: Corinthians vence, vira líder e reencontra a Ponte Preta nas quartas

Nas partidas contra Mirassol, Guaratinguetá e Linense, as três primeiras do Estadual, Tite escalou seu time principal. Depois, contra o Ituano, já poupou seus principais atacantes dando chance a Gilsinho e Elton. E assim o Corinthians seguiu na competição. Colecionou vitórias magras com titulares ou reservas, mas nunca teve ameaçada sua condição de favorito à liderança. No máximo dividiu a ponta com o São Paulo ou ficou um dois pontos atrás do Palmeiras. Mas nunca deixou a ponta desgarrar.

VEJA COMO FICOU: A tabela das quartas de final do Campeonato Paulista

"Eu nunca falo em poupar. Falo em mobilizar todos. Todos estão mobilizados. Eu gosto de girar todo mundo e todos têm de estar preparados para entrar. Oportunidade não cai no colo. Tem de estar preparado", disse Tite após a partida contra a Ponte Preta. O treinador sempre frisou em suas entrevistas que o verbo "poupar" não faz parte do seu vocabulário.

E mais: São Paulo perde em Lins e deixa liderança escapar para o Corinthians

O Corinthians venceu 11 dos seus 14 jogos com placares de um gol de diferença. Fez gols em 18 dos 19 jogos: só não vazou o Santos na única derrota da equipe na primeira fase quando atuou com time misto devido ao acúmulo de compromissos pela Libertadores. O Corinthians lidera também seu grupo no torneio continental e é um dos dois únicos invictos da competição .

Ao contrário de Tite, alguns rivais não puderam revezar tantas vezes seus principais jogadores. No São Paulo , Emerson Leão lamentou não poder escalar um time reserva em alguns jogos. "Não utilizo o time reserva porque não tenho um time reserva", disse Leão antes da derrota para o Linense , que tem 11 jogadores, um time inteiro, se recuperando de lesão no Reffis da Barra Funda.

Times contra quem o Corinthians atuou com sua equipe principal
Mirassol
Guaratinguetá
Linense
Mogi Mirim
São Paulo
Portuguesa
Catanduvense
Palmeiras
Oeste

Times contra quem o Corinthians mesclou titulares e reservas, numa escalação "mista"
Ituano
Bragantino
Botafogo
Santos
Paulista

Times contra quem o Corinthians escalou mais da metade dos 11 titulares com reservas
São Caetano
Guarani
Comercial
XV de Piracicaba
Ponte Preta

Entre para a torcida virtual do Corinthians e o ajude a se manter no topo do ranking

 

Leia tudo sobre: corinthianspaulistão 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG