Falhas no elenco são sanadas para que time não perca fôlego no final, como no ano passado

Os erros de 2010 não serão repetidos em 2011. Com esse mote é que o Corinthians espera ter fechado o elenco que disputa o Brasileirão desse ano com a contratação do lateral-esquerdo Ramon e assim caminhar rumo ao título. Diferente do ano passado, quando apesar de ter liderado 12 rodadas do torneio o time paulista não ficou com a taça, o clube acredita que agora não passará pelos problemas que o atrapalharam no último torneio. A liderança neste Brasileiro foi confirmada por mais uma rodada após a vitória sobre o Vasco, na quarta-feira .

Tite aposta em mais de 11 titulares para dar o título Brasileiro ao Corinthians
Futura Press
Tite aposta em mais de 11 titulares para dar o título Brasileiro ao Corinthians

Com lesões de alguns dos seus principais atletas na reta final do torneio do ano passado – como Ralf e Jorge Henrique – o time não tinha peças suficientes de reposição para lidar com o desgaste do campeonato, que em determinado momento passou a ser disputado com dois jogos por semana ao longo de dois meses. Fato que em 2011, parece solucionado.

Siga a página do iG Corinthians no Twitter e receba notícias do seu time em tempo real

“Eu não quero poupar ninguém, mas já conversei com a diretoria sobre a necessidade de fortalecer o elenco”, disse Tite, antes da contratação de Ramon. Tite argumenta que com o trabalho que vem sendo feito pela atual diretoria, o Corinthians será campeão nos próximos anos. “Pode não ser comigo, mas com esse elenco sendo mantido, o time vai bater campeão se não agora, em 2012”, disse. Há uma semana, com a vitória sobre o Bahia, o time igualou o início da sua campanha em 2010 . Tite não diz que o elenco está fechado, porque oportunidades de contratação podem aparecer, mas acredita que os erros de 2010 estão sendo levados em consideração pela diretoria para ter melhor sorte neste ano.

A lateral-esquerda era a única posição em que o titular, no caso Fábio Santos, não tinha uma “sombra”. Na zaga, os titulares Chicão e Leandro Castán têm Wallace e Paulo André, dupla que conta com total respaldo de Tite. No meio, Ralf e Paulinho vêem Moradei e Edenílson serem as opções imediatas em caso de uma ausência. Tite confia em ambos. O mesmo vale para o gol, com Júlio César e Renan.

Entre para a torcida virtual do Corinthians e o ajude a assumir a liderança do ranking

Na lateral-direita, para surpresa do treinador, Welder foi muito bem nos jogos em que substituiu Alessandro e por isso, esse setor está igualmente bem servido. No ataque e no meio campo ofensivo, as opções são ainda mais vastas. Willian, Jorge Henrique, Emerson, Liedson, Alex e Danilo. E ainda tem Adriano, que deve estrear em setembro.

Em 2010, com Ronaldo atuando em apenas onze partidas do Brasileiro, o ataque sentiu a falta de outras referências, que neste ano, estão sobrando. Por coincidência, com Ronaldo, o Corinthians não perdeu no campeonato. Outras necessidades que o elenco de 2010 tinha e não foram supridas eram de um lateral-esquerdo, Roberto Carlos jogou 35 partidas e perdeu fôlego no final, e de reservas para Elias e Jucilei, que acabaram sobrecarregados.

Outro erro de 2010, mas este forçado, foi a saída do técnico que iniciou a competição e o erro na escolha do seu substituto. Saiu Mano Menezes e entrou Adilson Batista, que não se encontrou no comando do time. Com Tite do início ao fim, a diretoria aposta em melhor sorte. A aposta está em um elenco enxuto, mas com bons nomes para todas as posições. É assim que o Corinthians espera passar bem pelas 38 rodadas e, desta forma, mudar o capítulo final deste Brasileirão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.