Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Corinthians bate Coritiba e se mantém 100% no Brasileirão

Com gols de Paulinho e Danilo, paulistas batem reservas da equipe paranaense e dividem liderança

Levi Guimarães, iG São Paulo |

nullPelo menos em seu primeiro jogo, o novo terceiro uniforme do Corinthians, criado em homenagem ao Torino, deu sorte. Jogando com a camisa grená em Araraquara, o time paulista venceu o Coritiba por 2 a 1, com gols do volante Paulinho e do meia Danilo, e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro.

Siga o iG Corinthians no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

A partida aconteceu no interior paulista por conta da perda do mando de campo, conseqüente de incidentes no clássico contra o Palmeiras no Brasileirão do ano passado. Depois de Paulinho abrir o placar logo aos quatro minutos de jogo para o Corinthians e de Leonardo empatar aos 28 do segundo tempo, a igualdade parecia definida com o equilíbrio no final do jogo.

Mas a dez minutos do apito final, Jorge Henrique – que havia entrado após insistentes pedidos da torcida corintiana – fez ótimo cruzamento da esquerda do ataque corintiano e Danilo chegou de trás para marcar o segundo e garantir a vitória.

Poupando o time para a final da Copa do Brasil, o técnico Marcelo Oliveira escalou o Coritiba com o lateral esquerdo Lucas Mendes como único titular. A equipe teve seu melhor momento quando outros titulares, como Jonas e Anderson Aquino, entraram na segunda etapa. Mas depois de empatar o jogo, a equipe paranaense não conseguiu segurar o resultado.

Na terceira rodada do Brasileirão, no próximo domingo, o Corinthians encara o Flamengo no estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, o Coritiba inicia uma sequência de três partidas contra o Vasco. Já na próxima quarta, o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil acontece em São Januário. No fim de semana, as equipes duelam pelo Brasileiro no Couto Pereira e na semana seguinte, também no Paraná, decidem quem será o primeiro time brasileiro classificado para a Libertadores 2012.

AE
Paulinho marcou o primeiro gol do Corinthians na vitória sobre o Coritiba marcada pela estreia do novo terceiro uniforme

O jogo

O Corinthians não deu tempo para os reservas do Coritiba respirarem no início da partida. Logo no primeiro minuto, Liédson teve ótima chance. Depois de cruzamento da esquerda e bate rebate, o camisa 9 teve a oportunidade chutar da pequena área, mas mesmo a conclusão saiu fraca Vanderlei conseguiu fazer a defesa.

O placar, porém, não demorou para ser inaugurado. Aos quatro minutos, Paulinho fez boa tabela com Willian na entrada da área do Coritiba, dominou no peito e acertou um chute indefensável no canto esquerdo

Somente aos 9 minutos os visitantes conseguiram chegar à área corintiana. Lançado em velocidade, Everton Costa chegou dividindo com Júlio César, mas o goleiro corintiano se deu melhor no lance e conseguiu afastar para a lateral. No minuto seguinte, Paulinho teve mais uma chance em chute de fora da área, mas dessa vez Vanderlei segurou com facilidade.

Aos 22, o Coritiba teve sua melhor chance em toda a primeira etapa. Geraldo invadiu a área pela esquerda, cortou para o meio se livrando da marcação e chutou cruzado, mas Júlio César conseguiu espalmar e afastar o perigo. A partir daí, o ritmo do jogo caiu vertiginosamente e as chances rarearam até os últimos minutos do primeito tempo.

Um lance polêmico gerou muita reclamação dos corintianos aos 41 minutos, quando Paulinho foi derrubado por Marcos Paulo na área e a arbitragem nada marcou. Aos 42, Morais ainda teve a chance de ampliar. Ele acertou ótimo chute de longe, mas Vanderlei conseguiu espalmar para escanteio e o intervalo chegou com a vantagem mínima para o Corinthians.

Com três minutos de jogo na etapa final, Tite foi obrigado a colocar Moradei em campo, substituindo Alessandro, que sentiu a coxa em uma arrancada. Aos 10 minutos, por pouco o Corinthians não fez o segundo. Chicão cobrou bem uma falta no bico direito da área, mas Vanderlei, mais uma vez, conseguiu espalmar para fora.

Apesar dessa chance, o segundo tempo se mostrou mais equilibrado que o primeir. Contudo, esse maior equilíbrio não gerava chances reais de perigo ao gol de Júlio César e, para tentar mudar esse panorama, Marcelo Oliveira sacou Everton Ribeiro e Everton Costa para as entradas de Anderson Aquino e Willian Leandro, respectivamente.

Aos 28, a nova postura do Coritiba deu resultado. Com alguns titulares em campo, os visitantes chegaram ao gol de empate com Leonardo. Após cobrança de falta na área corintiana, o atacante apareceu na segunda trave – em posição duvidosa – para marcar.

Apesar do momento de equilíbrio, no entanto, o Corinthians rapidamente conseguiu reagir. Aos 34, Jorge Henrique fez cruzamento da esquerda e Danilo, chegando de trás, concluiu para colocar os paulistas à frente. O Coritiba ainda ficou perto de empatar novamente aos 43, em chute de fora da área de Anderson Aquino, mas a bola acabou acertando em cheio a trave de Júlio César, que no rebote defendeu com segurança e garantiu o segundo triunfo corintiano no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA – CORINTHIANS 2 x 1 CORITIBA

Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 29 de maio de 2011, domingo
Horário: 16h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Jair Albano Felix (Ambos de MG)
Público: 17.096 pagantes
Cartões amarelos: Chicão (Corinthians); Maranhão (Coritiba)

GOLS:
Corinthians – Paulinho, aos 4 minutos do primeiro tempo; Danilo, aos 34 minutos do segundo tempo
Coritiba – Leonardo, aos 28 minutos do segundo tempo;

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro (Moradei), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais (Edno) e Danilo; Willian (Jorge Henrique) e Liedson
Técnico: Tite.

CORITIBA: Vanderlei; Maranhão (Jonas), Jeci, Cleiton e Lucas Mendes; Djair, Marcos Paulo, Éverton Ribeiro (Anderson Aquino) e Geraldo; Everton Costa (Willian Leandro) e Leonardo
Técnico: Marcelo Oliveira

Leia tudo sobre: corinthianscoritibabrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG