Até o fim do Brasileirão, apenas três das 15 rodadas será no meio de semana

O discurso entre jogadores e comissão técnica do Corinthians para explicar a queda de rendimento do time na segunda metade do Campeonato Brasileiro está na tabela do torneio. O aproveitamento abaixo da média inicial, quando venceu nove dos 10 primeiros jogos, veio quando os jogos do torneio passaram a ser disputados com mais frequência, o denominado "quarta e domingo".

Tite diz que estilo do Corinthians é prejudicado por maratona de jogos
AE
Tite diz que estilo do Corinthians é prejudicado por maratona de jogos

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

Cansado, o time não conseguiu repetir atuando duas vezes por semana o desempenho que vinha tendo quando jogava uma vez a cada sete dias. O alento para o líder está nas próximas 15 rodadas. Apenas em três delas o time terá um intervalo menor entre as partidas, jogando às quartas-feiras.

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

Quando bateu o Botafogo, na 10ª rodada, e abriu sua maior vantagem na liderança (sete pontos), o Corinthians atingiu seu ápice no Brasileirão . Neste período, atuou 10 partidas em dois meses, entre 22 de maio e 20 de julho. Depois disso, o Corinthians já jogou 13 vezes em 50 dias, exatamente no período que a equipe caiu de rendimento.

"O Corinthians é um time que coloca muita intensidade no jogo e conforme os jogos foram acontecendo um em cima do outro a gente caiu. O que fazia diferença para o nosso time, que era marcar pressão, jogar o jogo inteiro naquela intensidade, acabou diminuindo um pouco", disse o lateral-esquerdo Fábio Santos, ao iG . O discurso é o mesmo do técnico Tite.

Sem ligação à queda de rendimento da equipe, ao menos oficialmente, o Corinthians anunciou na sexta-feira a saída do preparador físico Eduardo Silva para a chegada de Fábio Mahseridjian , ex-Internacional. O novo profissional terá pela frente mais dias de descanso entre os jogos para trabalhar o time. Ele inicia o trabalho nesta terça-feira.

Até o final do Brasileirão, a tabela é mais favorável ao "estilo Corinthians", de intensidade, como gosta de dizer Tite. O Corinthians joga o clássico contra o Santos , neste domingo, dia 18, depois pega o São Paulo , quarta-feira, dia 21, e o Bahia, dia 24. Depois, só voltará a ter uma sequência igual de "quarta-domingo-quarta" entre os dias 9 e 16 de outubro, quando pega Atlético-GO , Botafogo e Cruzeiro . Posteriormente, só em novembro, o time jogará três jogos no intervalo de sete dias. Contra Atlético-PR , Ceará e Atlético-MG .

"O ideal é que nosso calendário nos dê um intervalo entre os jogos em relação ao que temos hoje. Bom é quarta-domingo-domingo-quarta, com no máximo quatro jogos em duas semanas, e não cinco", disse Tite, recentemente.

Entre para a torcida virtual do Corinthians e o ajude a se manter no topo do ranking

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.