Tamanho do texto

Inicialmente opção de SP para Mundial, Morumbi foi preterido por Fielzão, que ainda não saiu do papel, devido a questões políticas

Depois de Andrés Sanchez e Orlando Silva, ministro dos Esportes, darem como certo na semana passada que São Paulo ficaria de fora da Copa das Confederações 2013 , nesta quarta-feira a Fifa confirmou a exclusão . Sem o estádio de Itaquera, que não ficará pronto a tempo, e nem cogitando a hipótese de utilizar o Morumbi, a entidade máxima tirou a maior cidade do país do torneio que serve de ensaio-geral para a Copa do Mundo de 2014. Para o ex-jogador Raí, campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994, a decisão é lamentável.

Raí lamentou que decisões sobre estádio paulista na Copa-2014 não sejam técnicas, mas políticas
Gazeta Press
Raí lamentou que decisões sobre estádio paulista na Copa-2014 não sejam técnicas, mas políticas
“Estamos muito atrasados em várias cidades. São Paulo teve discussões longas e pouco se decidiu. A gente vê que existem muitos outros interesses por trás dessa decisão. Políticos, financeiros...”, disse Raí ao iG após apresentação do projeto Atletas pela Cidadania. “Acho que isso está claro e eu fico preocupado e triste em perceber que as decisões não estão sendo técnicas ou avaliadas da melhor forma possível”.

O Morumbi era a única opção paulista para sede quando ficou definido que o Brasil receberia o Mundial, mas a Fifa reprovou seis projetos de reforma do estádio. A última proposta, que atendia a todos os requisitos da entidade, ultrapassava o valor de R$ 600 milhões e o São Paulo, clube responsável pela obra, se recusou a fazer. Isso foi em junho de 2010, durante a Copa da África do Sul.

Em setembro, Sanchez anunciou a construção de um estádio para o Corinthians em Itaquera. Dias depois, a arena foi apontada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela Fifa como sede paulista da Copa-2014. Como sofreu mudanças para preencher as exigências da entidade máxima (de 48 mil para 65 mil espectadores), o projeto ainda não saiu do papel .