Tamanho do texto

Constutora fez proposta para atender às reivindicações dos operários, que decidem se aceitam na segunda-feira

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo anunciou que a Minas Arena, empresa responsável pela reforma do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acatou as exigências dos trabalhadores que entraram em greve na última quarta-feira . Na segunda-feira, haverá uma assembleia entre os operários para votar se aceitam ou não a proposta da constutora.

Em audiência de conciliação e instrução no Tribunal Regional do Trabalho, a Minas Arena reuniu-se com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região (STIC BH) e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada em Minas Gerais (Siticop MG). Foi elaborada uma proposta para atender às solicitações dos trabalhadores.

"A juíza nos fez uma proposta para o acordo, que será submetida à assembléia na manhã de segunda-feira. Essa proposta é melhor do que as condições anteriores. A proposta não é das piores, mas tem que ser aprovada na assembleia para saber se a greve terá fim ou não", explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Belo Horizonte e Região, Osmir Venuto. .

Caso aprovada na assembleia, a expectativa da Secopa é que as obras voltem ao ritmo normal já na segunda-feira. Os operários compensariam o tempo em que ficaram parados com regime de oito horas.

A Minas Arenas aceitou fornecer cesta básica ou cartão de alimentação no valor de R$ 60 a partir de 10 de julho; manter o trabalho dos operários que fazem parte da comissão de representantes dos empregados; pagar R$ 660 como participação nos lucros, proporcional ao tempo de serviço na obra; apresentar um plano de saúde até o final de junho; pagar 100% de adicional de hora extra; e reajustar o salário em 4% de forma linear para todos.

A Secopa e a Minas Arenas confirmaram que a conclusão do estádio continua prevista para dezembro de 2012. Belo Horizonte é candidata a receber a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014 e já foi confirmada como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013.

*com Gazeta Esportiva

Obras no Mineirão serão retomadas a partir da semana que vem
Divulgação
Obras no Mineirão serão retomadas a partir da semana que vem