Tamanho do texto

Barbara Gerneza mostra o metrô que circula dentro de Moscou e o trem que liga a capital a São Petersburgo; assista ao vídeo

Durante a Copa do Mundo de 2018, muitos turistas de diferentes localidades passaram por Moscou e outras cidades russas. Eles seguiram suas seleções do coração até o fim, apesar de algumas, como Brasil, Aregentina e Alemanha, terem sido eliminadas antes do esperado. Para isso, usaram muitos transportes de Moscou. 

Leia também: Barbara Gerneza conversou com torcedores de seleções eliminadas da Copa de 2018

Após ter mostrado o trem que liga a capital da Rússia a Kazan , a terceira maior cidade do país, Barbara Gerneza, correpondente do IG, mostra os transportes de Moscou que funcionam dentro da cidade e que levam os passageiros para São Petersburgo, segunda maior cidade russa e uma das que mais receberam turistas durante a competição. Não à toa, foram 6 jogos no Estádio Krestovsky que ainda cediará a disputa do terceiro lugar. 


Transportes de Moscou

Na capital da Rússia existem diferentes opções de transportes para turistas. O mais indicado por Barbara é o metrô, que inclusive foi eleito por muitos estrangeiros como o melhor do mundo. Uma passagem de metrô custa cerca de 45 rublos, o equivalente a 2,80 reais. Esse valor pode diminuir de acordo com a quantidade que compra. O horário de funcionamento é das 5h30 à 1h, podendo ficar aberto até as 3h em dias especiais. 

O metrô de Moscou é considerado um dos melhores do mundo pelos turistas
shutterstock
O metrô de Moscou é considerado um dos melhores do mundo pelos turistas


Antigamente era difícil para turistas se localizarem nas estações, já que tudo era escrito no alfabeto cirílico. Porém, com a Copa, foram colocadas placas de indicação que ajudam os estrangeiros a chegarem nos principais locais da cidade. 

Assim, o ônibus, que custa o mesmo valor do metrô e apresenta uma dificuldade maior para quem não fala russo, não é a melhor opção. Porém, se necessário, há linhas especiais que funcionam durante a madrugada. 

Claro que também existe as opçãoes de transportes particulares.  Os principais são os aplicativos da Uber e do Yandex Taxi. Alguns problemas foram relatados no momento de pedir os da Uber, por isso, os táxis da Yandex são mais buscados. Porém, Barbara alerta: em horas de maior trânsito, o preço do taxímetro podem até triplicar. 

Indo para São Petersburgo 

Pra quem deseja ir de Moscou a São Petersburgo sem pegar trânsito ou avião, existem dois trens que ligam as principais cidades russas. Um é convencional e a viagem dura 8 horas. O outro é mais moderno e rápido, com percusso de 4 horas de duração. O acesso é pelo metrô de Moscou. 

Barbara optou por pegar o trem rápido, chamado de Sapsan, e pagou 1609 rublos, o equivalente a 100 reais, na passagem. As acomodações são confortáveis, tem espaço para levar bicicletas, tomadas para carregar celular e banheiros. 

Quer saber mais alguma coisa sobre os transportes de Moscou ? Perguntas nos comentários que a Barbara está de olho para responder. 

    Leia tudo sobre: futebol Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.