Tamanho do texto

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo após a derrota de 2 a 1 para a Bélgica em partida muito fraca de Fernandinho, Willian e Coutinho

O sonho do hexacampeonato mundial foi prorrogado por mais quatro anos. O Brasil  não conseguiu reverter desvantagem de dois gols que a seleção da Bélgica contruiu ainda no primeiro tempo do jogo disputado nesta sexta-feira e acabou eliminado da Copa do Mundo nas quartas de final.

Leia também: Brasil sofre gol contra, esbarra no goleiro Courtois e é eliminado pela Bélgica

Neymar tentou, mas não conseguiu decidir a favor do Brasil no jogo contra a Bélgica
Divulgação/Fifa.com
Neymar tentou, mas não conseguiu decidir a favor do Brasil no jogo contra a Bélgica

A equipe treinada por Tite deixou o gramado da Arena Kazan derrotada por 2 a 1, com gols marcados por Fernandinho (contra) e De Bruyne a favor dos belgas, e por Renato Augusto pelo Brasil .

Veja as notas dos jogadores do Brasil e as avaliações dadas pelo iG esporte

Alisson - Nota: 6

Não teve culpa nos gols da Bélgica. No primeiro, a bola que bateu em Fernandinho foi muito perto da meta. No segundo, o chute de De Bruyne foi muito no canto, sem chance. Foi bem em tentativa de Kompany e na falta do camisa 7, mas sem grandes defesas.

Fágner - Nota: 5

Foi engolido por Hazard. O meia belga fez o que quis para cima do lateral brasileiro. Perdido na marcação, também não apoiou o ataque e se limitou a fazer número nos contra-ataques adversários.

Miranda - Nota: 8

Foi importante para evitar as jogadas aéreas dos belgas, que são muito mais altos do que a seleção brasileira. Nos ataques em velocidade, normalmente estava marcando dois jogadores muito mais rápidos do que o zagueiro. No segundo tempo, anulou todas as tentativas de Lukaku com muita categoria.

Miranda contra Lukaku foi um dos principais embates do segundo tempo
Divulgação/Fifa.com
Miranda contra Lukaku foi um dos principais embates do segundo tempo

Thiago Silva - Nota: 7,5

Bem na marcação, foi melhor do setor defensivo brasileiro. Com bom posicionamento e impulsão, ganhou de cabeça de jogadores muito mais altos. Acertou a trave logo nos primeiros minutos do primeiro tempo.

Marcelo - Nota: 6

Foi muito ao ataque e teve a consciência de não se limitar a cruzar a bola na área. Arriscou uma boa finalização na primeira etapa e obrigou Courtois a fazer uma boa defesa. No entanto, deixou muito espaço na defesa. No gol de De Bruyne, estava com dois adversários, mas não marcou nenhum dos dois e deixou espaço para a finalização. Acabou a partida exausto.

Fernandinho - Nota: 3

Esteve longe de ter uma atuação segura como Casemiro estava tendo durante a Copa. Perdeu quase todas as jogadas na força física para os jogadores belgas. Faltou malandragem para parar os contra-ataques adversários com faltas táticas. Se limitou a ficar no centro do campo e não cobriu os laterais, deixando muito espaço, principalmente nas costas de Marcelo. Errou muitos passes fáceis na saída de bola. Para piorar a sua atuação, fez um gol contra que abriu o placar.

Leia também: Fifa convida meninos presos em caverna na Tailândia para final da Copa

Brasil x Bélgica
FIFA/ Divulgação
Brasil x Bélgica

Paulinho - Nota: 5

Muito incisivo enquanto a partida estava 0 a 0, se prendeu muito na marcação depois de bons contra-ataques da Bélgica. Foi o que mais sentiu os dois gols, errando jogadas bobas e sem confiança para chegar ao ataque.  

Coutinho - Nota: 6

Se apresentou bem no ataque, mas se limitou a tentar levar para a perna direito e finalizar, mas foi bloqueado em quase todas as tentativas. Sem ter a criatividade necessária de um meia de criação, quase não teve espaço para dar um passe que desmontaria a defesa adversária. Na única chance que teve, deu um lindo lançamento para Renato Augusto. No final da partida, isolou uma chance clara de empatar a partida.

Willian - Nota: 4,5

Um jogador muito diferente da grande atuação que teve contra o México. Sem conseguir criar nenhuma jogada, também se lançou muito ao ataque e não recompôs quando era necessário. Saiu ainda no intervalo para a entrada de Firmino.

Gabriel Jesus - Nota: 6

Tentou mais do que nas últimas partidas. Se movimentando mais e disputando as jogadas com atitude, tentou fazer algo diferente. No entanto, não consegiu concluir nenhuma jogada no gol, sempre chegando levemente atrasado, parando na defesa belga ou tentando um drible a mais.

Neymar - Nota: 6,5

Um pouco menos individualista, tocou mais a bola para seus companheiros. Muito bem marcado por Meunier, não consegiu ter nenhuma chance de finalizar e foi desarmado sempre que tentou algum drible diferente. Tentou muito, mas não conseguiu fazer nada relevante. Acertou um lindo chute nos instantes finais, mas viu Courtois fazer uma defesa espetacular.

Neymar tentou, mas não conseguiu decidir a favor do Brasil no jogo contra a Bélgica
Divulgação/Fifa.com
Neymar tentou, mas não conseguiu decidir a favor do Brasil no jogo contra a Bélgica

Firmino - Nota: 6,5

Entrou bem na partida. Primeiro, quase completou cruzamento de Marcelo, quando encostou de biquinho, mas o toque não foi suficiente para mandar para o gol. Depois, dominou e girou bem na área, mas a bola passou raspando o travessão.

Douglas Costa - Nota: 7,5

Fez um grande jogo. Muito vertical e sem medo de partir para cima da defesa, criou muitas chances de ataque, mas infelizmente nenhuma se transformou em gol. Quando foi necessário, voltou para acompanhar os atacantes e não deixar Hazard ter muito espaço.

Renato Augusto - Nota: 7

Entrou no lugar de Paulinho no meio do segumdo tempo e não participou muito do jogo, mas teve duas chances de marcar. De cabeça, completou grande passe de Coutinho e marcou o gol do Brasil. Alguns minutos depois, recebeu na entrada da área sem nenhuma marcação, mas tirou muito de Courtois e mandou a bola para fora. 

Tite - Nota: 6,5

Escalou bem a equipe com os desfalques de Danilo e Casemiro, mas novamente apostou em um centroavante que está muito mal na Copa. Todas as substituições que fez entraram e melhoraram a equipe. O time começou perdido e dando muito espaço para os contra-ataques. O time voltou muito melhor para o segundo tempo, buscou o empate em todos os momentos, mas pecou muito na finalização. 

Leia também: Com vídeo criativo, PSG anuncia contratação de Buffon

O que você achou das notas e avaliações dos jogadores do Brasil na eliminação da seleção contra a Bélgica? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.