Tamanho do texto

Na Copa de 1934, a Itália chegou a aplicar 7 a 1 nos Estados Unidos, mas outras sete partidas aconteceram ao mesmo tempo naquela edição

Rússia manteve a tradição das aberturas da Copa, visto que um anfitrião jamais perdeu na partida inaugural
FIFA/ Divulgação
Rússia manteve a tradição das aberturas da Copa, visto que um anfitrião jamais perdeu na partida inaugural

A Rússia estreou na Copa do Mundo com uma goleada de 5 a 0 sobre a Arábia Saudita. Com o resultado, os anfitriões da edição de 2018 igualaram o Brasil de 1954 como a maior goleada em aberturas dos Mundiais. Na ocasião, a seleção brasileira venceu o México pelo mesmo placar.

Leia também: Gabriel Jesus fala em entrar para a história, mas não mira artilharia da Copa

Na Copa do Mundo de 1934, a Itália chegou a aplicar 7 a 1 nos Estados Unidos, mas outras sete partidas aconteceram ao mesmo tempo naquela edição, o que fez com que o jogo perdesse o status de abertura da competição.

Entre as Copas de 1974 e 2001, a partida inagural do torneio sempre tinha a participação do campeão da edição anterior contra alguma equipe de seu grupo. Desde 2006, no entanto, o jogo de abertura passou a envolver os anfitriões.

O Brasil já participou do duelo de abertura da competição em cinco edições. Na última Copa, a seleção canarinho fez a primeira partida na Arena Corinthians, contra a Croácia, e venceu pelo placar de 3 a 1.

Leia também: Guerrero fica entre os reservas em penúltimo treino antes da Copa do Mundo

A partida

Apesar do placar, a Arábia Saudita começou melhor e teve mais posse de bola durante grande parte do jogo, mas foi a Rússia quem soube aproveitar melhor as chances e conseguiu construir a goleada por ter mais força física e também a qualidade de Golovin, meia de 22 anos que defende o CSKA Moscou.

O primeiro gol da Copa 2018 foi marcado por Gazinskiy, aos 11 minutos da primeira etapa. Já aos 42, Cheryshev, que começou no banco, ampliou. Já na segunda etapa, aos 25 minutos, Dzyuba, que também saiu da reserva, fez o terceiro. Já aos 46 minutos, Cheryshev fez o segundo dele para transformar a vitória em goleada. E aos 49 minutos, Golovin fez o último em cobrança de falta praticamente perfeita para fechar a vitória em grande estilo.

Leia também: Comunidade LGBT promove 'Copa do arco-íris' contra homofobia na Rússia

A primeira partida da Copa do Mundo de 2018 aconteceu no Estádio Luzhniki, em Moscou. O jogo entre Rússia e Arábia Saudita teve a presença de 78.011 torcedores que empurraram a seleção da casa à vitória.

    Leia tudo sobre: Futebol