Tamanho do texto

Éder, que marcou gol do título do campeonato europeu de seleções em 2016, foi deixado de fora pelo técnico português Fernando Santos na lista oficial

Candidato a melhor do mundo mais uma vez, Cristiano Ronaldo será o grande trunfo de Portugal na Copa do Mundo
Reprodução
Candidato a melhor do mundo mais uma vez, Cristiano Ronaldo será o grande trunfo de Portugal na Copa do Mundo

A lista final dos convocados de Portugal para a Copa do Mundo foi divulgada nesta quinta-feira (17). O treinador Fernando Santos surpreendeu ao não levar o veterano Nani, da Lazio, e o herói da Eurocopa de 2016, Éder , que atualmente joga no Lokomotiv Moscou.

Leia também: Novo estudo contraria economistas e põe Brasil como favorito na Copa do Mundo

Portugal havia divulgado uma pré-lista com 35 nomes na última segunda-feira (14). Desta relação inicial, foram cortados, além de Éder e Nani , os jogadores André Gomes, Nélson Semedo, Paulinho, João Cancelo, Rúben Neves, Luís Neto, Antunes, Sérgio Oliveira, Rolando e Rony Lopes.

"Sinto no aspecto humano por deixar fora tantos que fizeram parte em 2016 e ainda estão ativos. Mas há outros que participaram nas eliminatórias e nos ajudaram na classificação e também não estão. Obviamente neste aspecto é sempre difícil deixar alguém fora. Essa convocação me deu muitas dores de cabeça. Finalizamos a lista há duas horas", disse o técnico português. Confira a convocação completa:

Goleiros: Anthony Lopes (Lyon-FRA); Beto (Goztepe-TUR) e Rui Patrício (Sporting-POR);

Defensores: Bruno Alves (Rangers-ESC), Cédric Soares (Southampton-ING), José Fonte (Dalian Yifang-CHI), Mário Rui (Napoli-ITA), Pepe (Besiktas-TUR), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Ricardo Pereira (Porto-POR) e Rúben Dias (Benfica-POR);

Leia também: Deschamps convoca França com jovens promessas e ausências de peso

Meio-campistas: Adrien Silva (Leicester-ING), Bruno Fernandes (Sporting-POR), João Mário (West Ham-ING), João Moutinho (Monaco-FRA), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou-RUS) e William Carvalho (Sporting-POR);

Atacantes: André Silva (Milan-ITA), Bernardo Silva (Manchester City-ING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Gelson Martins (Sporting-POR), Gonçalo Guedes (Valencia-ESP) e Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR).

Na Copa, Cristiano Ronaldo e seus companheiros ficarão no Grupo B, ao lado de Espanha, Irã e Marrocos. A seleção chega respaldada pelo título da Eurocopa em 2016 e a excelente campanha nas Eliminatórias. Na competição classificatória, o país teve 90% de aproveitamento, sendo essa sua melhor campanha na história.

Leia também: Zidane pode assumir cargo de treinador da seleção francesa após a Copa do Mundo

Com apenas uma derrota em dez jogos, Portugal assegurou a liderança do grupo e a quinta participação consecutiva na Copa do Mundo. A vaga veio depois da vitória por 2 a 0 do confronto direto com a Suíça.

    Leia tudo sobre: Futebol