Tamanho do texto

Após eliminação na fase de grupos em 2014, ingleses vão à Rússia renovados e sem Hart ou Wilshere; grupo conta só com jogadores que atuam no país

Seleção da Inglaterra vai à Rússia renovada e em busca de superar fiasco da Copa de 2014
Divulgação/The FA
Seleção da Inglaterra vai à Rússia renovada e em busca de superar fiasco da Copa de 2014

A Football Association, mais antiga associação de futebol do mundo, divulgou nesta quarta-feira (16) a convocação do técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, para a disputa da Copa do Mundo na Rússia. Todos os atletas chamados para servir a seleção atuam no futebol inglês.

Assim como a imprensa britânica havia adiantado nessa terça-feira (15),  Southgate não chamou para a seleção o goleiro Joe Hart (West Ham), titular da Inglaterra na Copa de 2014 e um dos líderes da equipe, e também deixou fora de sua lista o meio-campista Jack Wilshere, do Arsenal. Em suas vagas, foram chamados os jovens Nick Pope, goleiro do Burnley, e Ruben Loftus-Cheek –que atua pelo Crystal Palace e foi a principal surpresa da convocação.

Liderada tecnicamente pelo artilheiro Harry Kane, do Tottenham, a seleção campeã em 1966 se renovou muito em relação ao time que disputou a última Copa. Apenas cinco jogadores que estiveram no fiasco do Mundial no Brasil, quando os ingleses foram eliminados ainda na fase de grupos do torneio, vão à Rússia.


Leia também: Esperança celeste, Suárez tenta levar Uruguai ao terceiro título mundial

O que a torcida achou da convocação

As principais ausências na lista de Southgate, além dos já citados Hart e Wilshere, são os meio-campistas Lallana e Milner, do Liverpool, o zagueiro Smalling, do Manchester United, e Ross Barkley, do Chelsea. O meia-atacante Alex Oxlade-Chamberlain, do Liverpool, também não estará na Rússia, mas devido a uma lesão.

Muitos torcedores ingleses foram às redes sociais após a divulgação da lista de jogadores para reclamar de algumas opções do técnico Southgate. Além de contestarem algumas das ausências mencionadas acima, boa parte dos torcedores criticou a convocação do volante Fabian Delph (Manchester City) e lamentou a ausência do meia Jonjo Shelvey , que se destacou nesta temporada com a camisa do Newcastle.

Também foi divulgada nesta quarta-feira uma 'lista de espera' com cinco atletas que podem vir a substituir os convocados caso haja algum problema no grupo da Inglaterra . São eles: o goleiro Tom Heaton (Burnley), o zagueiro James Tarkowski (Burnley), e os meio-campistas Lewis Cook (Bournemouth), Jake Livermore (West Bromwich Albion) e Adam Lallana (Liverpool).

Leia também: Imprensa internacional questiona escolhas de Tite para laterais da seleção

Confira abaixo a convocação da Inglaterra:

Goleiros : Jordan Pickford (Everton), Jack Butland (Stoke City) e Nick Pope (Burnley).

Defensores : Alexander-Arnold (Liverpool), Gary Cahill (Chelsea), Fabian Delph, John Stones e Kyle Walker (Manchester City), Phil Jones e Ashley Young (Manchester United), Danny Rose e Trippier (Tottenham) e Harry Maguire (Leicester CIty).

Meio-campistas : Eric Dier e Dele Alli (Tottenham), Jordan Henderson (Liverpool), Jesse Lingard (Manchester United) e Ruben Loftus-Cheek (Crystal Palace).

Atacantes : Raheem Sterling (Manchester City), Marcus Rashford (Manchester United), Harry Kane (Tottenham), Jamie Vardy (Leicester City) e Danny Welbeck (Arsenal). 

    Leia tudo sobre: futebol