Tamanho do texto

Durante toda a era Tite na Seleção Brasileira, o treinador convocou 63 jogadores. Desta lista, 40 ficaram de fora dos nomes que irão para a Copa

Quando Tite assumiu o cargo de treinador da seleção brasileira , o time estava sob disconfiança. Além de não apresentar um bom futebol, a equipe não conseguia vencer jogos decisivos nas competições continentais. 

Leia também: Com Cássio, Fagner e Taison, seleção brasileira é convocada para a Copa

Alex Muralha treinando pela Seleção Brasileira
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Alex Muralha treinando pela Seleção Brasileira

Com o novo comandante, a seleção reconquistou a confiança dos brasileiros e chega para a Copa do mundo como umas das favoritas para conquistar o torneio. Para isso, Tite definiu nesta segunda-feira os 23 nomes dos convocados para vestir a camisa canarinha na Rússia.

Para chegar nesta lista final, o técnico chamou e observou 63 jogadores durante 10  convocações ao longo de quase dois anos. 

Alguns dos atletas viviam um bom momento nos seus clubes, mas, atualmente, estão em uma fase bem diferente do momento que foram convocados. Assim, a lista geral de Tite inclui nomes como Alex Muralha, ex-Flamengo, Gabigol. do Santos, David Luiz, do Chelsea, Camilo, do Inter, e Oscar, do Shanghai SIPG.

Veja a lista completa dos jogadores que já foram chamados por Tite e não vão para a Copa do Mundo. Em parênteses está o número de convocações de cada atleta pelo atual treinador.

Goleiros  : Weverton (6), Alex Muralha (3), Diego Alves (1), Marcelo Grohe (1), Danilo Fernandes (1) e Neto (1)

Laterais direitos  : Daniel Alves (8), Rafinha (2), Marcos Rocha (1) e Mariano (1)

Zagueiros  : Rodrigo Caio (6), Gil (5), David Luiz (1), Jemerson (1), Luan (1) e Victor Hugo (1)

Laterais esquerdos  : Alex Sandro (4), Wendell (1), Fábio Santos (1) e Jorge (1)

Volantes : Rafael Carioca (2), Arthur (1), Henrique (1), Walace (1) e Willian Arão (1)

Meias : Giuliano (7), Lucas Lima (5), Diego (4), Rodriguinho (2), Oscar (1), Gustavo Scarpa (1) e Camilo (1)

Atacantes : Diego Souza (4), Dudu (2), Luan (2), Gabigol (1), Diego Tardelli (1), Robinho (1), Anderson Talisca (1) e Willian José (1)

Leia também: Rodriguinho tem números superiores aos de meio-campistas convocados por Tite

A convocação oficial para a Copa do Mundo

A principal ausência da lista da seleção brasileira para a Copa 2018 já era conhecida: Daniel Alves, que lesionou-se na final da Copa da França. Nesta posição, Tite decidiu convocar Danilo, do Manchester City, e Fagner, do Corinthians. Rafinha, do Bayern de Munique, também era cotado, mas corria por fora. Outra grande novidade foi o treinador chamar sete meias ao invés de oito e cinco atacantes ao invés de quatro.

Assim, Tite convocou os goleiros Alisson, Ederson e Cássio. Os laterais foram Danilo, Marcelo,  Filipe Luís e Fagner. A zaga tem Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Pedro Geromel. Os nomes convocados para o meio-de-campo foram Casemiro, Fernandinho, Fred, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Willian. O ataque é formado por Neymar, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Douglas Costa e Taison.

Leia também: Técnico da Argentina inclui Centurión em lista com 35 nomes para a Copa do Mundo

Tite, logo após anunciar a lista de 23, falou sobre a de suplentes, que conta com 35 nomes: "A outra lista já está feita. Um pouco antes de a gente entrar, conversamos. A última informação do último atleta, com o doutro. A lista de 35 já está feita e fechada também. Agora segue o trabalho, um Mundial, de três a sete jogos. A etapa agora é de preparação. Assim que eu vejo a sequência de trabalho", disse.

    Leia tudo sobre: Futebol