Tamanho do texto

Prazo de recuperação não possibilita que o lateral titular do Brasil participe do Mundial, que começa no mês de junho

Daniel Alves se machucou e está fora da Copa do Mundo
France Presse
Daniel Alves se machucou e está fora da Copa do Mundo

A seleção brasileira não poderá contar com o lateral-direito Daniel Alves na Copa do Mundo deste ano, na Rússia. O jogador lesionou o joelho em partida do PSG pela Copa da França, na final diante do Les Herbiers, e não vai se recuperar a tempo da disputa do Mundial. 

Leia também: "Se Neymar ganhar a Copa do Mundo, não voltará a pisar em Paris"

Rodrigo Lasmar, médico da seleção, constatou, a princípio, que o prazo para que Daniel Alves pudesse retornar aos treinamentos seria de nove semanas. Depois, revelou que o lateral terá que passar por cirurgia, ficando afastado dos gramados por, pelo menos, seis meses.

O atleta ainda será reavaliado daqui três semanas para confirmar a necessidade de operação. De acordo com o PSG , o lateral sofreu uma "alta desinserção do ligamento cruzado anterior do joelho direito com entorse póstero-externo". Em outras palavras, o ligamento se soltou de um osso.

Leia também: Romário dá dica para Gabriel Jesus ir bem na Copa: "Transar bastante"

Rodrigo Lasmar e Edu Gaspar, coordenador da CBF, chegaram a Paris na última quinta-feira e passaram cerca de quatro horas reunidos com Dani Alves e médicos do PSG, no centro de treinamento do clube. O médico da seleção também fará uma avaliação em Fagner, do Corinthians, que se machucou e também está fora de ação.

Quem deve ir

Daniel Alves sofreu lesão no joelho direito durante final da Copa da França, contra o Les Herbiers
Reprodução
Daniel Alves sofreu lesão no joelho direito durante final da Copa da França, contra o Les Herbiers

A convocação dos 23 nomes sai na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, sendo que nos dias 3 e 10 de junho, o Brasil fará amistosos contra a Croácia e Áustria, respectivamente. A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo será em 17 de junho, diante da Suíça, em Rostov - o grupo no Mundial ainda tem Sérvia e Costa Rica.

Leia também: Olha a zebra! Confira seleções menores que surpreenderam em Copas

Com a ausência do titular Daniel Alves na Copa do Mundo, os possíveis substitutos para a posição são Fagner, do Corinthians, Danilo, do Manchester City, Rafinha, do Bayern de Munique, e Fabinho, do Monaco. Desses quatro, dois devem ir para a Rússia e, depois, Tite decidirá quem esteará entre os 11 iniciais.

    Leia tudo sobre: Futebol