Tamanho do texto

Vários jogadores já estão com idade avançada e não devem disputar outro mundial após a Copa do Mundo na Rússia, em junho deste ano.

A Copa do Mundo já foi um grande trampolim na carreira de grandes talentos do futebol . No entanto, a competição também marca a despedida de muitos atletas das suas seleções, já que é o fim de um ciclo de quatro anos.

Leia também: Cortados! Eles ficaram de fora após estarem na lista de convocação da seleção

Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo já se enfrentaram defendendo suas seleções e também seus clubes
Reprodução
Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo já se enfrentaram defendendo suas seleções e também seus clubes

Com isso, alguns dos craques do futebol atual devem disputar sua última Copa do Mundo neste ano, na Rússia, e dificilmente serão convocados daqui a quatro anos, no Catar em 2022. Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic, Falcão Garcia e Dani Alves são alguns dos nomes que podem não atuar pelas suas seleções em outros mundiais. Além disso, Essam El-Hadary, do Egito, irá quebrar o recorde de jogador mais velho a atuar na competição, com 45 anos.

Veja alguns atletas que podem jogar sua última Copa:

Javier Mascherano - Argentina

O volante e zagueiro foi base do Barcelona e da seleção argentina por muitos anos da sua carreira. Foi titular do clube espanhol por oito temporadas e um dos símbolos da equipe. Atualmente, com 33 anos, se transferiu para o futebol Chinês e deve perder espaço na Argentina após a Copa do Mundo.

Ele defende a seleção por 13 anos. Foram 141 partidas e um vice-campeonato da Copa de 2014, no Brasil.

Daniel Alves - Brasil

Dani Alves com a camisa do PSG
Reprodução/Twitter
Dani Alves com a camisa do PSG

O lateral direito é o mais velho do elenco da seleção brasileira. Com 35 anos, o jogador do Paris Saint-Germain vem trocando de time a cada temporada. Ele deixou o Barcelona em 2016 e a Juventus em 2017. Mesmo assim, vem sendo eleito o melhor atleta da sua posição ano após ano.

Por isso, será tutular de Tite na busca pelo hexa. No entanto, ele terá 39 anos em 2022, e por isso deve se despedir dos mundiais após a Copa da Rússia. 

Thiago Silva - Brasil

Thiago Silva com a camisa do PSG
Reprodução/Twitter
Thiago Silva com a camisa do PSG

O antigo capitão da seleção deve ser mais um brasileiro a se despedir da competição na Rússia. Convocado nos dois últimos mundiais, o zagueiro não tem vaga garantida de titular da equipe de Tite. Ele disputa posição com Miranda e Marquinhos, companheiro de time no PSG.

Com 33 anos, ele terá 37 na disputa da Copa do Mundo do Catar. Assim, esta deve ser a última oportunidade do zagueiro conquistar o título mais importante entre os países.

Miranda - Brasil

Miranda celebra o gol diante da Rússia
Pedro Martins / MoWA Press
Miranda celebra o gol diante da Rússia

Diferentemente dos outros atletas citados da seleção brasileira, Miranda irá disputar a sua primeira Copa do Mundo. Ele nem ficou na lista de 30 jogadores para a Copa do Brasil, mas ganhou espaço com Tite e pode até ser titular na Rússia.

O que pesa contra o defensor da Inter de Milão é a falta de experiência em mundiais, mesmo com 33 anos e muitos títulos na carreira. Daqui a quatro anos, ele terá 37 anos, e dificilmente tera uma nova oportunidade de defender o uniforme canarinho em outra Copa.

Pepe Reina - Espanha

Mesmo com goleiros normalmente jogando até os 40, Pepe Reina não deve atingir a marca de cinco Copas do Mundo disputadas. Na Rússia, ele irá para a sua quarta, mas provavelmente acompanhará todos os jogos da Espanha no banco de reservas, já que De Gea é titular absoluto.

Em 2022 ele completará 40 anos e já deve estar em baixa ou até mesmo feito a sua aposentadoria dos gramados.

Andrés Iniesta - Espanha

Iniesta espanha
Divulgação
Iniesta espanha

Outro campeão do mundo em 2010 deve disputar seu último mundial pela Espanha. Autor do gol do título há oito anos, Iniesta vem perdendo espaço aos poucos no Barcelona. Mesmo ainda tento a habilidade que sempre teve, o físico já vem pesando e o meia tem descansado em muitas partidas do clube catalão.

Com 33 anos, o jogador deve deixar o Barcelona em breve para se aventurar no futebol chinês, se afastando ainda mais da seleção. Assim, o meia deve anunciar sua aposentadoria do time nacional após a Copa da Rússia.

Paolo Guerrero - Peru

Paolo Guerrero teve sua pena diminuída e poderá jogar a Copa 2018
Site oficial
Paolo Guerrero teve sua pena diminuída e poderá jogar a Copa 2018

depois de muita tensão e uitads disputas juduciais, finalmente o sonho de Guerreiro irá se concretizar. Com o Peru fora dos mundiais desde 1982, um retorno ao mundial seria muito complicado para um país sem tanta tradição no esporte.

O atacante do Flamengo, ainda teve que enfrentar um processo contra o doping, indicado através de exame nas partidas finais das eliminatórias. Mesmo assim, o atleta consegiuiu reduzir a sua punição e está liberado para viajar para a Copa da Rússia. Com 34 anos, ele é um dos principais jogadores do país, mas dificilmente se manterá no topo por mais quatro temporadas.

Leia também: "As chances de eu jogar a Copa do Mundo são altíssimas", admite Ibrahimovic

Zlatan Ibrahimovic - Suécia

Ibrahimovic agradece o carinho da torcida após o término da partida
Reprodução
Ibrahimovic agradece o carinho da torcida após o término da partida

Com 36 anos de idade, o atacante ficou de fora das eliminatórias para a Copa do Mundo após anunciar aposentadoria da seleção. No entanto, com a classificação do seu país, o goleador declarou recentemente que "as chances de jogar a Copa do Mundo são altíssimas".

Depois de deixar o Manchester United e de transferir para o futebol dos Estados Unidos, marcous três gols em três partidas pelo Los Angeles Galaxy.

Cristiano Ronaldo - Portugal

Cristiano Ronaldo garantiu vitória de Portugal sobre o Egito
Reprodução
Cristiano Ronaldo garantiu vitória de Portugal sobre o Egito

Será que este ano será a ultima vez que veremos Cristiano Ronaldo em uma Copa do Mundo? É claro que o craque é o maior nome do seu país desde Eusébio, mas este fato pode não ser o sufuciente para manter o atacante defendendo as cores de seu país. Desde 2006 atuando na seleção portuguesa, ele já disputor 248 partidas e marcou 81 gols pelo seu país. 

Em 2022 ele terá 37 anos, e com seu físico, pode ser que ainda esteja entre os melhores jogadores do país e seja convocado em outra oportunidade. Seria muito ruim para o futebol se despedir logo de CR7.

Falcao Garcia - Colômbia

O atacante colombiano Falcao Garcia
Reprodução
O atacante colombiano Falcao Garcia

Outro jogador renomado que disputará sua primeira Copa do Mundo é Falcao García. Um dos maiores nomes da Colômbia na última década, não irá perder a competição deste ano por conta das lesões, pelo menos é isso que se espera.

O atacante recuperou seu bom futebol e vive ótima fase no Monaco, atuando em jogos em sequência como não conseguiu realizar em suas passagens por grandes clubes da Premier League. Mesmo titular da seleção, os 36 anos que ele terá em 2022 podem pesar, já que novas jovens promessas do país vem surgindo. 

Essam El Hadary - Egito

Essam El-Hadary é de longe o nome mais desconhecido nesta lista, mas o único que certamente quebrará um recorde na Rússia. O goleiro está com 45 anos e continua sendo titular do Egito. Assim, ele serpa o jogador mais velho a disputar uma Copa.

Leia também: Neymar é criticado por jogar pôker online enquanto PSG disputava título

Ele fez a sua estreia pela seleção em 1996, onde disputou 156 partidas. O jogador está atualmente na liga da Arábia Saudita.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.