Agência alemã levantou os possíveis riscos e preocupações para o Mundial na Rússia; além do Estado Islâmico, há ainda os hooligans e neonazistas

Copa do Mundo de 2018 terá início em 14 de junho, na Rússia
Divulgação/Ansa
Copa do Mundo de 2018 terá início em 14 de junho, na Rússia

O Departamento Federal de Investigações da Alemanha (BKA) alertou sobre os riscos de ataques terroristas durante a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia. Além do iminente risco de atentados jihadistas, a entidade também advertiu que o evento poderá ter atos de violência provocados por hooligans. De acordo com o documento, a Rússia é um grande alvo para atentados terroristas por conta da quantidade de militantes do Estado Islâmico (EI) de origem russa.

Leia também: Alemanha vai suspender lei do silêncio durante a Copa do Mundo

Outro fator que aumenta os riscos de ataques é o constante movimento militar da Rússia na Síria, que ajudou a enfraquecer o grupo jihadista. Para a BKA os militantes buscarão no evento esportivo uma oportunidade para se vingar. Já no caso dos hooligans , o relatório mostra que os torcedores organizados russos, chamados "ultras", estão ansiosos para a competição. No ano passado, alguns deles afirmaram que a Copa do Mundo seria um "festival de violência".

Leia também: Ronaldo Fenômeno afirma que é preciso de sorte para ganhar a Copa do Mundo

O documento ainda aponta que os ultras alemães estão dispostos a cometerem atos de violência na Rússia. No documento é citado, inclusive, um comerciante que foi flagrado vendendo camisetas com a estampa "14 de junho de 2018 - 15 de julho de 2018: Desta vez vamos chegar no verão", relembrando a invasão dos nazistas na Rússia em 1941.

As autoridades locais deverão se preocupar também com os famosos "Barra Brava" argentinos, que segundo o site Infobae , fizeram em fevereiro um pacto com os torcedores organizados russos para enfrentarem os hooligans ingleses. Além deles, os ultras poloneses e sérvios, que são conhecidos por serem violentos, também deverão ser vigiados pelas forças de segurança.

Leia também: Clubes vão receber R$ 27 mil por dia da Fifa para cada jogador convocado à Copa

Confira abaixo todos os grupos da Copa 2018

Grupo A:  Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

Grupo B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã

Grupo C:  França, Austrália, Peru e Dinamarca

Grupo D:  Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

Grupo E:  Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia

Grupo F:  Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul

Grupo G:  Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra

Grupo H:  Polônia, Senegal, Colômbia e Japão

A Copa do Mundo da Rússia começará no dia 14 de junho e será encerrada no dia 15 de julho. Tanto a abertura do evento, quanto a final, serão realizadas no mesmo local, no Estádio Luzhniki, em Moscou . Com capacidade para 81 mil pessoas, o antigo Estádio Central Lênin teve a reforma concluída em junho de 2017.

    Leia tudo sobre: Estado Islâmico
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.