Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Copa do Brasil terá novamente times da Libertadores em 2013

Ricardo Teixeira anuncia nesta quinta mudanças no critério de classificação para a Copa Sul-Americana e a nova Copa do Nordeste

iG São Paulo |

AE
Fernando Prass levanta a taça de campeão da Copa do Brasil 2011 em Curitiba
Ricardo Teixeira vai anunciar nesta quinta-feira mudança no calendário do futebol brasileiro a partir de 2013. Os times que disputarem a Libertadores também participarão da Copa do Brasil, algo que não ocorre desde 2001. A competição nacional terá sua duração aumentada para oito meses, de março até novembro, e o campeão continuará com vaga na Libertadores da temporada seguinte.

Veja mais: Ricardo Teixeira vai se reunir com Ronaldo

Outra mudança que será anunciada será o critério de classificação para a Copa Sul-Americano, atualmente dada atualmente do 5° ao 12°. A Conmebol aprovou que não haja mais a fase brasileira de mata-mata e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) indicará quatro equipes que foram eliminadas da Copa do Brasil e que tiveram as melhores colocações no Brasileiro da Série A do ano anterior. Por exemplo: o time A cai nas oitavas de final da Copa do Brasil e foi o quinto do Brasileiro, enquanto a equipe B eliminada acabou em 14°. A CBF indicará o A.

Leia também: Provável cargo de Ronaldo terá perfil mais técnico

As mudanças só valem a partir de 2013 porque a CBF só pode mudar as regras dois anos antes de uma competição, como manda o Estatuto do Torcedor.

A CBF busca valorizar a Copa do Brasil, competição que reúne equipes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e que ficava enfraquecida sem a presença dos times que disputavam a Libertadores, teoricamente os mais fortes do país. Não haverá acúmulo de datas, como acontecia anteriormente (com times jogando terça- quintas e domingos), porque a Copa do Brasil será estendida.

Na entrevista desta quinta, Teixeira também falará do retorno da Copa do Nordeste, com a chancela da CBF, torneio que será disputado durante quase toda a temporada pelas principais equipes da região. Aquelas que estiverem na Copa do Brasil ou na Libertadores também estarão presentes e usarão datas de folga para atuar no regional.
 

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG