Corinthians não vence na cidade há seis jogos e Palmeiras está sem bater rival há dois anos

O palco que Palmeiras e Corinthians escolheram para abrigar seus jogos em 2009 volta a receber um dérbi depois de dois anos. Neste domingo, às 16h, no clássico em Presidente Prudente que encerra a participação das duas equipes no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, há dois tabus importantes a serem quebrados pelos dois rivais quase seculares. Em jogo também está o título simbólico do turno para o Corinthians (um empate basta) e a chance de o Palmeiras se manter na briga pelo título. Com 37 pontos, o time do Parque São Jorge tem oito à frente do Palmeiras, com 29.

RELEMBRE: Os melhores momentos da história do clássico em Prudente

O Corinthians não vence o rival na cidade do interior paulista há seis jogos, com três derrotas e três empates. Foram três jogos entre 1996 e 1998 e outros três em 2009.

Siga o Twitter do iG Corinthians e receba as notícias do seu time em tempo real

“Números envolvem uma série de aspectos, tanto para cá como para lá. Você pode manipular número. O número que interessa é o do desempenho do nosso time (nos últimos jogos contra o Palmeiras). Eu preferia que o jogo fosse aqui em São Paulo”, disse Tite.

Após declarar que era corintiano, Kleber será destaque do dérbi
AE
Após declarar que era corintiano, Kleber será destaque do dérbi


De lá para cá, os dois rivais se enfrentaram seis vezes e o Palmeiras não conseguiu vencer mais: foram três vitórias corintianas e três empates.

O tabu começou no empate por 2 a 2, pelo segundo turno do Brasileiro de 2009, no último jogo entre as duas equipes em Presidente Prudente. Depois foram cinco jogos no Pacaembu. Pela primeira fase do Paulistão de 2010, vitória corintiana por 1 a 0. No Brasileirão, 1 a 1 com mando do Palmeiras no primeiro turno e 1 a 0 para o Corinthians, na reestreia de Tite, faltando oito jogos para o final do Brasileiro do ano passado.

Siga o Twitter do iG Palmeiras e receba as notícias do seu time em tempo real

Os últimos encontros aconteceram neste ano pelo Campeonato Paulista. Na primeira fase, vitória por 1 a 0 do Corinthians e na semifinal novo empate: 1 a 1, com vitória corintiana nos pênaltis: 5 a 4.

Para o clássico, Tite tentará resgatar o esquema que garantiu 93% de aproveitamento à equipe nos dez primeiros jogos do campeonato. Para isso, Alex, machucado, perde lugar no time para a entrada de um atacante de velocidade (Emerson ou Willian). Na linha de defesa, o Corinthians terá a volta de Ramon na lateral-esquerda. Welder atuou improvisado no setor por dois jogos. O Corinthians não tem suspensos: Danilo, Emerson e Leandro Castán estão pendurados.

Coloque seu time em 1º lugar do ranking da Torcida Virtual do iG Esporte

MiGCompLinks_C:undefined Do outro lado, Luiz Felipe Scolari tem a baixa de Maikon Leite, que foi barrado de última hora. Em contrapartida, pode surpreender o adversário escalando Fernandão, que já está regularizado e pode atuar como centroavante de referência, fazendo com que Kleber jogue mais fora da área e Luan continue jogando pelas pontas.

O desfalque palmeirense fica por conta de Cicinho, que foi suspenso por causa do terceiro cartão amarelo que levou no jogo contra o São Paulo. No seu lugar, Márcio Araújo deve ser escalado, já que a tendência é de que Chico continue no time titular. Felipão também está fora do banco por causa de uma punição e dá lugar a Murtosa.

Após declarar que era corintiano, Kleber será destaque do dérbi
AE
Após declarar que era corintiano, Kleber será destaque do dérbi


"Para o Palmeiras, não adianta nem empatar. Se não somarmos pontos ou somar apenas um, não vale nada. Os times da frente estão começando a distanciar e só uma vitória nos interessa. Se conseguirmos a vitória, vamos continuar no bolo e ainda teremos um turno inteiro pela frente para brigar", analisou o treinador.

"Nós não vamos ter tempo nem para treinar, enquanto eles vão estar descansados. Pode ser um fator de desequilíbrio, mas ao mesmo tempo, vamos motivados pelas últimas boas atuações e pelo fato de podermos subir na tabela em caso de um bom resultado. O grupo sabe da importância dessa partida e temos uma estrutura fantástica para conseguir recuperar nossos atletas até domingo", finalizou.

FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS X CORINTHIANS

Local:
Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Data : 28 de agosto de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro : Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Gasse e Vicente Romano Neto (ambos de SP)

PALMEIRAS : Marcos; Márcio Araújo, Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção e Valdivia; Kleber e Luan; Fernandão
Técnico : Flávio Murtosa

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Liedson e Emerson (Willian).
Técnico : Tite

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.