Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Contra freguês, Mano tenta evitar pressão na seleção brasileira

Brasil tenta se recuperar de derrotas em clássicos contra a Escócia. Técnico teve que responder até se não temia perder emprego

Marcel Rizzo, enviado a Londres |

Nada melhor do que um adversário que adora levar surra do Brasil para Mano Menezes recuperar a confiança de seus jogadores. Depois de duas derrotas em clássicos (Argentina e França), o Brasil enfrenta neste domingo, em Londres (10h de Brasília), a Escócia, que já perdeu sete vezes em nove jogos – os outros dois foram empates. Em Copa do Mundo, foram quatro partidas e três triunfos brasileiros (veja o histórico do confronto no final deste exto).

Esta será a sexta partida do treinador comandando a seleção brasileira. Nas três primeiras, contra rivais menos tradicionais, só vitória: 2 a 0 sobre os EUA, 3 a 0 no Irã e 2 a 0 na Ucrânia. Quando os confrontos se equilibraram, duas derrotas, e para rivais tradicionais: 1 a 0 para argentinos e franceses. Os tropeços repercutiram fora do Brasil a ponto de um jornalista inglês ter perguntado a Mano Menezes se acredita que seu emprego corre risco em caso de derrota para os escoceses..

“Não sou apegado a emprego, já que sou treinador de futebol. Não me preocupo com isso. A minha preocupação é ter a confiança do meu grupo. Para isso é preciso vencer os jogos, para que eles confiem no trabalho, naquilo que estamos treinando”, disse Mano.

Antes da Copa América, em julho na Argentina, Mano terá a Holanda pela frente, dia 4 de junho, em Goiânia. O jogo será a revanche da eliminação brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Depois ainda enfrenta a Romênia, em jogo mais festivo, dia 7 de junho no Pacaembu, porque será a despedida de Ronaldo.

“O trabalho tem sete, oito meses, e claro que vai ser avaliado por esses jogos amistosos, mas principalmente pelas competições que teremos. Serão três oficiais até a Copa do Mundo de 2014. Como a Copa América será a primeira, nos dará um parâmetro importante para o trabalho”, disse. Ele se referiu também às Olimpíadas de 2012, em Londres (quando convocará um time praticamente todo sub 23) e à Copa das Confederações, em 2013.

Mowa Press
Embora ainda não esteja disputando torneios, Mano sabe que as derrotas da seleção incomodam

Mudanças
Do time que pretendia escalar, Mano perdeu três jogadores: Alexandre Pato, Nilmar e Marcelo estão machucados. Leandro Damião, garoto de 21 anos (portanto idade olímpica) do Internacional estreará já como titular. Mas há mais novidades, já que Mano resolveu mudar o que entendeu que estava dando errado.

Lúcio, 32 anos, retornou e vai jogar ao lado de Thiago Silva, deslocando David Luiz para o banco. Mano não confirmou, mas o zagueiro deve ser o capitão também, já que Robinho ganhou descanso e nem foi convocado.

Elano, outro remanescente da Copa do Mundo, ganhou vaga no meio de campo. Mano Menezes disse que pretende melhorar a marcação no setor - a dupla de volantes será Lucas Leiva e Ramires, dois dos preferidos do técnico.

Posição que mais preocupa o treinador, Jadson começará jogando como armador pela primeira vez. Já foram testados Ganso (o dono da posição, mas que se recupera de lesão), Carlos Eduardo, Ronaldinho Gaúcho, Douglas, Renato Augusto, Giuliano e até Hernanes.

“O Jadson entrou bem contra a França, e estávamos com um a menos. Estou testando, essa é a fase de testar e achar o time”, disse Mano.

Mowa Press
Técnico conversa com Leandro Damião, que estreará como titular no Brasil

FICHA TÉCNICA - Brasil x Escócia

Data: 27 de março de 2011, domingo
Local: Emirates Stadium, Londres (Inglatera)
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Auxiliares: Steve Child e Adam Watts (ambos da Inglaterra)

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Elano e Jadson; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes

Escócia: McGregor; Hutton, Berra, Wilson e Whittaker; Adam, Snodgrass, Morrisson, Bannan e Connors; Miller. Técnico: Craig Levein


Veja todos os jogos disputados entre Brasil e Escócia:

10/06/1998 - Brasil 2 x 0 Escócia - Copa do Mundo
20/06/1990 - Brasil 1 x 0 Escócia - Copa do Mundo
26/05/1987 - Brasil 2 x 0 Escócia - Stanley Rous
18/06/1982 - Brasil 4 x 1 Escócia - Copa do Mundo
23/06/1977 - Brasil 2 x 0 Escócia - Amistoso
18/06/1974 - Brasil 0 x 0 Escócia - Copa do Mundo
30/06/1973 - Brasil 1 x 0 Escócia - Amistoso
05/07/1972 - Brasil 1 x 0 Escócia - Copa Independência
25/06/1966 - Brasil 1 x 1 Escócia - Amistoso

Leia tudo sobre: seleção brasileiraescóciaamistosomano menezespressão

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG