Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Conselho da Europa quer que Fifa explique caso ISL

Denúncia de corrupção contra entidade e empresa falida envolve o João Havelange e Ricardo Teixeira

iG São Paulo |

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa divulgou um documento onde pede explicações da Fifa sobre escândalos de corrupção envolvendo a entidade. Os legisladores europeus querem que o presidente da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, apresente os documentos judiciais e demais informações sobre o caso ISL, que envolve os brasileiros João Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo).

VEJA TAMBÉM: Fifa adia divulgação de dossiê que implica Teixeira no caso ISL

Segundo o jornalista Andrew Jennings, Havelange e Teixeira teriam recebido US$ 50 milhões para favorecer a empresa de marketing esportivo ISL em negociações com a Fifa. A companhia faliu em 2001.

EFE
Joseph Blatter, presidente da Fifa, já prometeu divulgar dossiê sobre o caso ISL
O caso ISL foi investigado na Suíça, mas após um acordo com a justiça local, onde os acusados teriam devolvido o dinheiro e pago uma multa, ele foi encerrado. Os documentos que poderiam comprovar o esquema de corrupção ainda não foram revelados. Em 2011, Blatter prometeu publicar um dossiê sobre o caso . A divulgação, entretanto, foi adiada.

Além de pedir que esse caso seja esclarecido, o Conselho da Europa cobra explicações sobre a eleição presidencial da Fifa. O candidato da oposição, Bim Hammam, foi expulso das atividades desportivas após descoberta de tentativa de compra de votos. Os legisladores querem saber se Joseph Blatter tinha conhecimento do caso e se até teve envolvimento na compra dos votos.

LEIA MAIS: Caso que pode incriminar Teixeira vai ao Supremo Tribunal da Suíça

O Conselho da Europa é uma organização internacional que promove a cooperação entre os países do continente.em áreas como legislação, direitos humanos e desenvolvimento da democracia.
 

Leia tudo sobre: FifaiSLRicardo TeixeiraJoseph BlatterCopa 2014

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG