Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Conselheiros lançam site que 'vigia' colegas no Grêmio

Movimento 'Transparência Tricolor' informa lista de presença em sessões do Conselho Deliberativo

Hector Werlang, iG Porto Alegre |

Reprodução
Site fez levantamento desde 2010 nas sessões do conselho do Grêmio
Uma ideia, muitas conversas e a ajuda de amigo programador de sites. Pronto, as secretas listas de presença às sessões do Conselho Deliberativo do Grêmio , agora, ficam à disposição de quem quiser consultá-las. É assim desde a criação do portal Transparência Tricolor.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Embora não reconhecido, a iniciativa surgiu de "dentro para fora" do órgão mais importante do clube. Os conselheiros Minwer Daqawiya e Giuliano Vieceli, eleitos em 2010, perceberam que boa parte dos colegas simplesmente não comparecia aos encontros, algo obrigatório conforme o Estatuto. Decidiram, então, copiar o modelo de sites de órgãos públicos que tentam democratizar as suas informações.

"Atualmente, o Conselho não é aberto aos sócios e à torcida. Esta é uma maneira de pressionar por mudança e facilitar a fiscalização. Leva tempo, mas é preciso começar", explicou Minwer Daqawiya.

Pelo Estatuto, o conselheiro que faltar a três sessões seguidas ou cinco alternadas, em um ano, sem justificativa, deve ser excluído. O levantamento apontou que 50 dos atuais 300 representantes da torcida estão nesta situação, porém, nada foi feito. O artigo 66, que trata da questão, não especifica como deve ser o processo.

"É um número muito elevado. Ao menos, temos observado melhora de comportamento. Alguns conselheiros foram justificar as faltas após a divulgação do site", completou Minwer Daqawiya, que promete protocolar um pedido à presidência solicitando o esclarecimento de como a exclusão deve ser feita.

O Transparência Tricolor tem uma média diária de 3 mil acessos – foi publicado em 25 de setembro. Terá papel importante em futuras reuniões e nas próximas eleições. Afinal, sócios e torcedores agora estão melhor informados.
 

Entre para a Torcida Virtual e deixe a sua opinião sobre a política do Grêmio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG