Formação ofensiva no Brasileiro deste ano sobrecarrega a defesa, principalmente Willians, único volante

O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu utilizar uma formação ofensiva no Flamengo . Com Renato , Bottinelli , Thiago Neves , Ronaldinho Gaúcho e Wanderley em campo, a defesa tem ficado sobrecarregada e em quatro rodadas do Campeonato Brasileiro já sofreu cinco gols, deixando o time na 11 a colocação, com seis pontos, seis a menos do que o líder São Paulo .

Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad

Em comparação com 2010, o Flamengo teve uma queda na média de desarmes (22,2 para 20,8) e um maior número de faltas por jogo (14,9 para 15,5), o que demonstra a sobrecarga na defesa. Exemplo claro é o desempenho de Willians , único volante no time titular. Ele cresceu nos desarmes (4,6 por jogo para 5,2), mas vem cometendo mais faltas (2,7 para 4,8).

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

“Sobrecarrega um pouco, mas todo mundo está voltando. O Bottinelli, por exemplo, dá carrinho lá atrás. Não é por isso que não vencemos. Nossa equipe é ofensiva, mas todo mundo está procurando fazer o melhor pelo time. É mais uma questão de espírito para chegar, atacar e marcar”, disse Willians.

Willians protege a bola marcado por Guerrón
AE
Willians protege a bola marcado por Guerrón
Com os cartões amarelos, o volante precisa abrir o olho. No Brasileiro de 2010, ele levou apenas oito em 29 jogos, sem expulsões. No total, o time terminou a competição com 91, com uma média de 2,4. Vermelhos foram seis. Em apenas quatro jogos neste ano, Willians já está pendurado com dois cartões. Ele é o único jogador do Flamengo pendurado no momento.

A chegada do volante Aírton , cedido por empréstimo de um ano pelo Benfica, pode ser um sinal de mudanças no esquema do time. Ele e Willians foram titulares na campanha do título brasileiro de 2009 , quando o Flamengo teve a segunda melhor defesa da competição, com 44 gols, mesma marca de 2010, quando terminou como a oitava menos vazada.

“O Aírton ajudou muito na conquista daquele título. Ele vai ser um ótimo reforço na marcação. Pode ajudar muito a gente”, elogiou Willians. “Mas o importante é todo mundo continuar se dedicando da mesma forma, que assim vamos conseguir vencer novamente”.

O próximo desafio de Willians e da defesa do Flamengo será domingo, às 16h (horário de Brasília), no Engenhão, contra o Botafogo , pela quinta rodada do Brasileiro. O time precisa vencer depois de empatar três jogos seguidos na competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.