Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com Uruguai e Paraguai, Copa América tem “final do mate”

Bebida é consumida pelos jogadores das duas seleções nas horas de lazer na Argentina

Paulo Passos, enviado iG a Buenos Aires |

Um hábito em comum une os finalistas da Copa América. Uruguaios e paraguaios são apreciadores da infusão de erva mate, mas conhecida no Brasil como chimarrão. E os jogadores das duas seleções seguem a risca a tradição. Nos momentos de folga no hotel ou até antes dos treinos e no ônibus que leva para as partidas é possível ver atletas com a cuia e a garrafa térmica em mãos.
Reuters
Maxi Pereira e Diego Lugano andam sempre com a cuia de mate na delegação do Uruguai

“É um costume, mas serve também para os jogadores se unirem, para ficarmos juntos conversando”, revela o capitão da seleção uruguaia, Diego Lugano. O zagueiro é um dos que sempre leva nas viagens a sua cuia e a garrafa, onde guarda uma lembrança do seu ex-clube São Paulo.

Na delegação do Paraguai não é diferente. O goleiro Justo Villar, que dificultou a vida dos brasileiros nas quartas de final da Copa América, é um dos fãs da bebida, que entre os paraguaios é chamada de tereré. “O nosso é um pouco diferente. Bebemos o tereré frio e eles (uruguaios) quente”, diz Villar.

A erva, entretanto, é a mesma, batizada de Ilex paraguariensis. Seria essa a explicação do sucesso dos dois finalistas da Copa América? “Não vejo assim”, responde o médico da seleção uruguaia Alberto Pan, num misto de surpresa e graça. “A erva tem substancias similares à cafeína, porém mais suaves. Tem um leve efeitos despertador, mas que acaba sendo diminuído quando se consome por muito tempo, que é o nosso caso”, completa.

Segundo o médico não há nenhuma contra-indicação para o consumo do mate por atletas. “É até bom, porque tem um benefício de hidratação, já que o atleta acaba tomando um líquido quando não tem sede”, diz Pan. “Mas acho que o melhor não é a bebida, mas a união que ela proporciona entre os jogadores”, conclui o médico.
 

Leia tudo sobre: Copa América 2011UruguaiParaguai

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG