Time paulista pode igualar série invicta de 2003 do próprio Botafogo, que terá a estreia de Renato

Nove equipes já tentaram, mas nenhuma delas conseguiu derrotar o Corinthians neste Campeonato Brasileiro . Desta vez, quem tem a difícil missão é o Botafogo , que recebe o time paulista nesta quarta-feira, às 21h50, em São Januário, pela 10ª rodada do torneio. E mais do que diminuir a distância para o líder (que já é de nove pontos), a equipe carioca deseja a vitória para evitar que um de seus recordes na competição seja igualado .

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Em 2007, sob o comando do técnico Cuca, o Botafogo ficou sem perder entre a estreia e a 10ª rodada, com sete vitórias e três empates. Agora, com oito vitórias e um empate, o Corinthians pode igualar a marca. A equipe paulista já soma 25 pontos, com 92,5% de aproveitamento. Já o Botafogo, com 16 pontos em nove jogos, tenta se recuperar de dois empates seguidos, onde jogou bem, mas não conseguiu sair com a vitória.

Siga a página do iG Corinthians no Twitter e tenha todas as notícias em tempo real

"Acho que nos dois últimos jogos, ficou faltando um 'algo mais' na equipe para vencer bem e construir um placar para administrar a partida. Com o Corinthians é diferente pelo nível do adversário, por ser líder isolado. Ganhar de um a zero seria excelente, mas claro que minha tentativa é para que a gente possa vencer com tranquilidade e atuando bem", afirmou Caio Júnior, técnico do Botafogo.

Entre para a torcida virtual do seu time e o ajude a assumir a liderança do ranking

O retrospecto entre as duas equipes tem apontado equilíbrio nos dos últimos anos. Nos últimos quatro confrontos, são quatro empates. Em 2009, 0 a 0 no Rio e 3 a 3 em São Paulo. Em 2010, 2 a 2 no Rio e 1 a 1 no Pacaembu.

Para ser a primeira equipe a ter o sabor de vencer o Corinthians, o técnico Caio Júnior terá muitas novidades em relação ao time que empatou com o Bahia na última rodada. Além das voltas do goleiro Jefferson, que estava com a seleção brasileira, e do volante Marcelo Mattos, que estava na Grécia negociando a saída do Panathinaikos, Renato, ex-Sevilla, e principal contratação do time na temporada, irá fazer sua estreia pelo time de General Severiano.

Outra novidade é a entrada do atacante Caio na vaga do lateral-esquerdo Márcio Azevedo. O jogador atuará em uma linha de três armadores, ao lado de Elkeson e Maicosuel. Ainda sem Cortês, lesionado, Caio Júnior optou por manter o volante Lucas Zen improvisado na lateral para dar mais segurança à defesa. O zagueiro Fábio Ferreria, que era dúvida por conta de uma lesão, treinou normalmente e vai para o jogo.

Meia volta ao time titular na vaga de Alex
Futura Press
Meia volta ao time titular na vaga de Alex
Se os números do Corinthians impressionam, para o treinador Tite, eles ainda não significam nada de especial. "Esses números valorizam nosso trabalho, mas eles não entram em campo. A estatística serve só para ser analisada pela imprensa, pela torcida, mas não indica nada por enquanto. O importante é chegar bem no final do campeonato", disse Tite.

O Corinthians também tenta igualar sua maior sequência de vitórias na história do Campeonato Brasileiro. Em 1999, nas primeiras sete rodadas, o time venceu todas as partidas. Neste Brasileiro, o time já tem seis vitórias seguidas.

Além da marca histórica, o Corinthians defende a maior invencibilidade da história dos pontos corridos. Somados os nove jogos do time na última edição do torneio com os nove jogos deste ano, o clube paulista já tem 18 jogos invictos. Só o São Paulo, em 2008, e o Atlético-PR, em 2004, conseguiram esta marca. Não perder em São Januário dará ao time a maior sequência invicta desde 2003. Até agora, são 13 vitórias e cinco empates.

Coincidentemente, a última derrota corintiana no Brasileiro aconteceu no mesmo estádio da noite desta quarta: São Januário. O time perdeu para o Vasco, em 13 de outubro de 2010, e de lá para cá, não conheceu mais derrotas no torneio.

Para este jogo, Tite não tem problemas com jogadores lesionados ou suspensos. A única mudança entre o time que bateu o Inter na última quinta-feira será a volta do meia Danilo no lugar de Alex. O jogador estava suspenso. Alex e Emerson serão mais uma vez opções no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X CORINTHIANS

Local : Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data : 20 de julho de 2011, (quarta-feira)
Horário : 21h45 (de Brasília)
Árbitro : Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes : Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos GO)

BOTAFOGO : Jéfferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lucas Zen; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Elkeson e Caio; Herrera
Técnico : Caio Júnior

CORINTHIANS : Julio Cesar; Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Jorge Henrique e Liedson.
Técnico : Tite

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.