Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com oito rodadas, Mineiro tem finalistas praticamente definidos

Somente uma combinação de resultados evita semifinal com Cruzeiro, América-TO, Atlético-MG e América-MG

Victor Martins, iG Belo Horizonte* |

Faltam três rodadas para o término da primeira do Campeonato Mineiro. Para algumas equipes, porém, faltam somente dois jogos. Encerrada a oitava rodada da competição, os quatro primeiros colocados já estão praticamente definidos. Com 22 pontos, o Cruzeiro já está classificado. América-TO, Atlético-MG e América-MG só ficaram fora da fase decisiva se ocorrer uma improvável combinação de resultados.

A diferença do Villa Nova-MG, para o quinto colocado, para o América-MG, o quarto, é de quatro pontos. Portanto, o time americano precisa de pelo menos mais dois triunfos para se classificar. Também com 12 pontos, mas com apenas duas partidas pela frente, o Tupi até sonho com uma semifinal, mas precisaria de vencer o América-MG e o Ipatinga, além de contar com resultados de outras equipes.

Terceiro colocado, o Atlético-MG ainda sonha com a primeira colocação. Apesar de ter um jogo a menos do que o Cruzeiro, seria preciso um tropeço do rival, contra Guarani ou Uberaba, para o clube alvinegro ter possibilidade de conquistar a liderança. A equipe de Dorival Júnior ainda jogar contra o Democrata-GV, a Caldense e o América-TO.

Já na parte de baixo da classificação, nenhum clube está rebaixado ainda. A situação mais complicada é a do Ipatinga. Equipe de Série A há três anos, o Ipatinga pode voltar ao Módulo do Mineiro, onde esteve em 2009. Lanterna da competição com apenas quatro pontos, o Ipatinga já disputou nove partidas e encerra sua participação contra Uberaba e Tupi.

Outro integrante da zona de rebaixamento é o Democrata-GV, também com quatro pontos. Se o time de Governador Valadares tem a vantagem de fazer um jogo a mais do que o rival Ipatinga, tem a desvantagem de dois dessas partidas sempre contra equipes da capital. O Democrata-GV ainda tem de enfrentar o Atlético-MG e o América-MG, além do Funorte.

Guarani, Uberaba e Funorte são as outras equipes ameaçadas com rebaixamento, com atenção especial para o time de Montes Claros, que tem apenas cinco pontos. Apesar de ter vencido a sua primeira partida na competição, o Funorte faz dois jogos seguidos fora de casa, contra Uberaba e Guarani, para fechar em casa com o Democrata-GV.

Com dez pontos, a Caldense está no bloco de quem tem pouca coisa para fazer no Estadual. A equipe de Poços de Caldas teria de vencer Villa Nova-MG, Atlético-MG e Guarani, além de contar com alguns resultados para se classificar. Por outro lado, equipe não tem risco de rebaixamento.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG