Jogador tem média inferior a uma falta por jogo e virou referência da melhor defesa do torneio

A melhor defesa do Campeonato Brasileiro é do Corinthians . Foram apenas cinco gols sofridos em 11 jogos. E um nome tem se destacado na função de evitar os gols rivais. Leandro Castán , alçado a titular da equipe após a aposentadoria de William, não tinha total confiança da diretoria no início da temporada, mas uma sequência de boas partidas o fez ganhar status de intocável na defesa. Tanto que ao fim do Campeonato Paulista a cúpula corintiana desistiu de contratar um novo zagueiro.

Castán ajuda a manter média baixa de gols sofridos no Corinthians
Gazeta Press
Castán ajuda a manter média baixa de gols sofridos no Corinthians

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

Castán foi titular de todos os jogos do Corinthians no Brasileirão e cometeu 10 faltas. Para um zagueiro, a média inferior a uma falta por jogo chega a surpreender. "O Tite sempre fala que dá para ser eficiente na marcação sem ser desleal, sem forçar falta. O time inteiro entendeu essa mensagem e o Corinthians é quem sai ganhando", disse.

Entre para a torcida virtual do Corinthians

O zagueiro minimiza sua importância e diz que o fato de a defesa estar segura não se deve exclusivamente a ele ou ao sistema defensivo. "Não é só os zagueiros que marcam, é o sistema defensivo, mas tem também a ajuda dos atacantes, do meio campo. Nós começamos marcar no ataque sob pressão. O trabalho é conjunto, não só apenas dos zagueiros", diz Castán.

O camisa 4 corintiano pode até ser comedido para avaliar sua boa fase, mas ao comparar seus números com os de Chicão, titular absoluto da defesa corintiana há três anos e meio, Castán leva vantagem. Ao contrário do capitão, Castán ainda ficou suspenso no Brasileiro. Está pendurado, com dois cartões amarelos. Chicão já cumpriu um jogo e soma quatro cartões no campeonato em nove partidas. Chicão tem as mesmas 10 faltas de Castán no torneio, mas como jogou menos, a média do capitão é de 1,1 faltas por jogo, contra 0,9 de Castán.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.