Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Com Joel Santana, Botafogo foi o time que menos perdeu em 2010

Treinador foi derrotado em apenas 10 partidas, mas aproveitamento é inferior ao de outros técnicos

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

Ao anunciar sua saída do Botafogo, durante a coletiva de imprensa da última terça-feira, o técnico Joel Santana, ainda magoado com parte da torcida, fez questão de exaltar os números de sua terceira passagem pela equipe carioca. E como diz certa passagem do hino botafoguense: "Não podes perder, perder pra ninguém”, o time de General Severiano foi praticamente invencível na última temporada, entre os clubes da série A.

Sob o comando do treinador, o Botafogo perdeu apenas 10 partida em 2010. Joel assumiu a equipe na quinta rodada do Campeonato Carioca, após derrota de 6 a 0 para o Vasco. Depois daquela partida, aconteceram mais duas derrotas pela Copa do Brasil, uma pelo Campeonato Carioca e sete pelo Campeonato Brasileiro.

Nem mesmo o Fluminense, Campeão Brasileiro em 2010, perdeu menos que o Botafogo. Foram 12 derrotas da equipe das Laranjeiras no ano. Duas a mais que o time comandado por Joel Santana. Retrospecto exaltado pelo vice de futebol do Botafogo, André Silva.

"Várias pessoas da comissão técnica e dos jogadores vieram se despedir do Joel e todos disseram uma frase em comum: 'muito obrigado, aprendi muito com o senhor. Só tivemos 12 derrotas nesse tempo de convivência, no ano passado, apenas 10. Então acho que essa frase é a tônica do trabalho do Joel aqui no Botafogo", disse o dirigente.

Porém, ao observar o aproveitamento de pontos do técnico comparado ao de outros treinadores de clubes da série A, o rendimento é menor. O alto número de empates no Campeonato Brasileiro, 17, faz com que Joel Santana acabe ficando para trás em relação a outros técnicos.

Com 28 vitórias, 19 empates e 10 derrotas, Joel aparece com um aproveitamento de 60,2% de aproveitamento dos pontos. O técnico Cuca, que dirigiu Fluminense e Cruzeiro na mesma temporada, aparece com 32 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 67% dos pontos. Número pouco superior ao do técnico Dorival Júnior, que comandou Santos e Atlético-MG, e conquistou 43 vitórias, 11 empates e 20 derrotas, aproveitamento de 63%.

Um dado curioso, é que Joel Santana ultrapassa o técnico Muricy Ramalho, campeão brasileiro em aproveitamento durante todo ano. Dirigindo Palmeiras e Fluminense, Muricy conquistou 24 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, com 58% de aproveitamento, contra 60,2% de Joel.

Derrotas do Botafogo em 2010
Vasco 6 X 0 Botafogo
Fluminense 2 X 1 Botafogo
São Raimundo 1 X 0 Botafogo
Botafogo 2 X 3 Santa Cruz
Cruzeiro 1 X 0 Botafogo
Atlético-PR 3 X 2 Botafogo
Flamengo 1 x 0 Botafogo
Internacional 1 X 0 Botafogo
Goiás 4 x 1 Botafogo
Botafogo 1 x 2 Internacional
Grêmio 3 x 0 Botafogo

Equipes que menos perderam em 2010
Botafogo – 10 derrotas
Fluminense – 12 derrotas
Corinthians – 14 derrotas
Grêmio - 14 derrotas
Atlético-PR – 16 derrotas
Cruzeiro - 16 derrotas
Vasco – 17 derrotas

*Colaborou Rodolfo Rodrigues

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG