Tamanho do texto

Esquecido por Luxemburgo, jovem revelação aproveita chance contra o Ceará para exibir o seu repertório

De xodó da torcida a esquecido no banco de reservas, Negueba voltou a jogar e atuou pouco mais de 15 minutos no empate em 2 a 2 com o Ceará , quarta-feira, em Fortaleza, que eliminou o Flamengo da Copa do Brasil, depois de quatro jogos. Ele entrou no lugar de Willians , pois o time precisava de mais um gol para se classificar. Se não ficou tanto tempo em campo, pelo menos nos números apresentou talvez a sua principal característica: o drible.

Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad

Ele aplicou cinco dribles certos, segundo números do Footstats, empatando com Ronaldinho Gaúcho e perdendo apenas para Thiago Neves , que conseguiu oito. A diferença é que a dupla de astros do time ficou em campo durante todo o jogo. No Ceará , ninguém conseguiu superá-lo na estatística.

Negueba disputou apenas quatro dos últimos 14 jogos este ano
Vipcomm
Negueba disputou apenas quatro dos últimos 14 jogos este ano
Na média da temporada, em comparação com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, ele perde, mas lembrando que sempre ficou menos tempo em campo do que os companheiros. Negueba consegue 1,1 drible certo por jogo, enquanto os astros do time chegam a 2,05 e 2,04, respectivamente.

Apesar da capacidade de driblar, Negueba, com contrato até 2015 , tem sido pouco utilizado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, depois de ser tratado como xodó pelo próprio. Este ano, disputou 11 jogos, incluindo o amistoso com o Londrina, sendo apenas três deles como titular, marcando seus primeiros dois gols com a camisa do clube.

"O garoto ainda não está pronto. Respeito a opinião de todo mundo, mas ele ainda precisa ser trabalhado. Vai amadurecer, é um jogador que tem muito potencial", explicou Luxemburgo, determinado a fazer o jogador cumprir todas as etapas antes da conquista de uma vaga no time principal.

No fim do ano passado, quando assumiu o cargo de treinador do Flamengo, Luxemburgo pediu para que Negueba mudasse de posição e passasse a atuar como atacante, justamente por sua capacidade de driblar. A intenção era que ficasse mais próximo da área, cavando faltas e abrindo espaço para os companheiros. Ele chegou a participar de três jogos no Brasileiro.

null

Em dois meses, Negueba, que tem apenas 19 anos e já teve seu nome gritado pela torcida em alguns jogos , participou apenas de quatro dos últimos 14 jogos disputados pelo Flamengo nesta temporada. Vale lembrar que a jovem revelação participou da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior , marcando inclusive o gol do título em cobrança de pênalti.

O próximo compromisso do Flamengo, campeão carioca invicto , já será pelo Campeonato Brasileiro. No dia 21, o time vai enfrentar o Avaí, no Estádio Cláudio Moacyr Azevedo, em Macaé, pela primeira rodada da competição.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.